1 2 3 4

O Salmista era um bom matemático.....

“Mas vale um dia em tua presença dos que outros mil fora dela” Salmos 84-10.

O Salmista era muito bom de matemática, fica claro ao percebermos que sua fé segue ao um ousado raciocínio matemático. Resumindo o que ele disse, ele declara, mas vale Um dia na sua presença, do que Três anos fora dela. Nesse momento você poderia se perguntar? Como pode alguém ser bom de matemática fazendo uma conta totalmente errada, dentro da lógica do lucro? Na verdade o Salmista não é apenas bom de matemática, mas também de Intimidade com Deus. Seria algo assim: Mas vale um quilo de Ouro, do que uma tonelada de metal. Isso por que ele emprega maior valor no seu relacionamento com Deus, do que na sua própria vida secular. Dentro deste contexto, não existe uma preocupação sistemática com o tempo, a não ser que se viva o projeto de Deus por todo o tempo de nossas vidas, ou seja, viver um dia a pós o outro na presença do Soberano.
È bom entramos em um novo ano, Isso Traz um pouco de esperança, gera motivação, mas para o Salmista parece que cada dia era um novo dia, cheio de suas novidades, com isso ele conseguia viver um dia a cada vez, porem de forma diferente. Nossa sociedade esta acostumada a viver os finais de semana, aproveitando dois de cada sete dias de vida. Jesus falou: Mas basta a cada dia ou seu próprio mal, Jesus esta sinalizando a necessidade do se viver bem, consciente, responsável por suas próprias escolhas.
Voltando ao Salmista, entendemos que cada dia na presença de Deus tem suas riquezas próprias, e logo, é necessário vive-las com profundidade. Acredito que 2011 só será mesmo diferente, , Se a nossa conduta em prol do Altíssimo for diferente, logo, produzindo uma ação que deixe permear pela presença do Altíssimo, Um dia de cada vez, um momento após o outro.
Não cabem aqui posições radicais, como por exemplo: Então é melhor nem fazermos planos, pois amanha já não nos pertence, ou mesmo, parar com tudo, parar que planejar, já que o futuro Deus dará. Determinantemente não é disso que estamos falando, mas sim ousamos em falar da grande experiência de vivermos os momentos da vida, isso na família, no trabalho, na sociedade, no contexto plural e integral do ser humano, e não os blocos, comumente vividos pela nossa geração.
“Mas vale um dia em tua presença dos que outros mil fora dela” Salmos 84-10. Quem vive assim, vive bem, vive com Deus, vive cheios de surpresas, vive cheio de contentamento, vive cheio de esperança, vive na presença de Deus.

Um forte abraço do Amigo e Pastor bruno Fernandes. Feliz 2011. 4
Ler Mais

Dias melhores virão...

 O Segredo do êxito é a perseverança

Nunca ouvi falar, de alguém que tenha conseguido o sucesso em alguma área da vida, sem que antes tenha se submetido ao serio processo de muito trabalho, logo, dentro deste processo vem diversos desafios. Diante disto tudo, se faz necessário uma Posição de perseverança, uma mente focalizada no objetivo final.
Perseverança é uma atitude é uma decisão da pessoa humana, é não se curvar, diante das curvas da vida, quando se faz necessário diminuir o ritimo por causa de algum imprevisto. Diminuir a velocidade sim, mas parar não.
Não desanime, focalize, pense bem, ore, clame a ajuda divina, faça a sua parte.
Persevere, Um dias alcançaras a maioria de seus objetivos e serás recompensado pelo esforço de sua mãos.
Ler Mais

A Maior luta de um homem....

 A Maior luta de um homem....

Nossa caminhada consiste em diversas etapas, algumas constituídas de muitas alegrias, outras infelizmente de dor, no geral todas cooperam para nosso desenvolvimento, fato é que conviver com isso nos faz pensar na nossa maior luta, a luta contra nós mesmos. È é essa luta interior que faz de você um homem de êxito, dentro de um sentido amplo, não apenas material, físico, vencer a você mesmo é um grande passo para nossa conquista na caminhada da vida. Perder para você mesmo, é ter a experiência de viver em uma prisão sem grades, o que vale entretanto é a perseverança, a não entrega, o continuar, o sonhar, como se ouve por ai, na vida tudo vale apena, quando a alma não é pequena.
Gostaria de sugerir alguma Passos para nortear um pouco da sua maninhada.
1. Mantenha seu foco.
2. Afaste-se de tudo aquilo que o enfraquece.
3. Lute uma luta de cada vez
4. Crie metas para pequeno, médio, e grande espaço de tempo.
5. Seja criativo.
6. Mantenha o bom humor.
7. Dependa inteiramente de Deus, mas não se esqueça de fazer sempre sua parte no processo.
8. Seja decidido, não olhe para o que passou, ou mesmo perdeu, mas ouse, caminhe, sonhe.
9. Tenha uma mente aberta com foco na educabilidade.
10. Não tenha medo de enfrentar desafios.
Ler Mais

Estar decidido, acima de qualquer coisa, é o segredo do êxito.

Para nossa meditação diaria.

Estar decidido, acima de qualquer coisa, é o segredo do êxito.

Continuamos aqui com a nossa breve série de comentários sobre o poder da nossa decisão.
Essa frase não é minha mas de um grande homem, bem alias quem tem esse raciocínio é de fato grande, mas grandeza não se ponha a mesa, o que de fato nos interessa é o Poder das nossas decisões.
Quando Gideão no Capitulo 6 do livro de Juízes, decide ser o homem a quem Deus iria usar, ele vence seus maiores medos e confrontos, medos esses que o acompanharam por toda uma vida, mas a grandeza de um homem não se revela somente no seu passado, mas principalmente no que ele faz hoje.. Seja ousado, ande determinado, tenha uma mente ensinável, e então só então, com uma base saudável alcance o êxito.
Ler Mais

O que muda a sua vida não é o que você ouve, mas sim o que você Decide.

O que muda a sua vida não é o que você ouve, mas sim o que você Decide.

Ninguem muda simplesmente ao ouvir uma frase bonita, mas cada pessoa muda, quando no seu interior algo explode, elvando essa pessoa a uma decisão. nossa vida é composta por Decisões que tomamos a cada momento..
Decida-se, sempre por coisas que farão toda a diferença em sua vida..
Agora lembre-se, o que voce ouve, tembém interfere no que voce pensa, e você é o que voce pensa.
Conforme o homem pensa assim ele é- Pv. 22-7.
Entao lembre´se de nov, quero trazer a memória o que me pode dar esperança...   A palavra é fonte de inspiração..  Otima semana.
Ler Mais

Para chegar lá, é preciso resistir muito.

Todos nós temos a oportunidade, de resistir, porem resistir não é simples, não é fácil, não é cômodo, não é sempre a escolha que aprece em primeira posição na nossa lista de nossas atitudes diária.
Sim, eu concordo com você, resistir não é fácil. No entanto quero lembrar, que foi a resistência de Daniel, em Dn.1-8, que o fez o que ele foi, ou seja, um grande referencial de luta e resistência, lutou sim, lutou muito, contra um sistema, contra uma maquina que assediava, qualquer um, que para ela fosse apresentado, claramente me refiro a maquina do comodismo, que alista milhares, que não querem resistir, que, não desejam ir a diante, que não sonham mais... Opa, quem deixa de resistir, já parou de sonhar, para o sonho se tornar realidade, é necessário resistir, correr, buscar, lutar, insistir e resistir, a tudo que tenta para, bloquear, impedir de prosseguir.
Sendo bem objetivo, meu desejo é resistir e não para jamais, perseverança é a palavra chave de Apocalipse, lgo, levante-se da prostração, não se entregue, você também pode, vai conseguir, mas tudo depende de você, tenha uma mente nobre, corajosa, destemida e claro nunca deixe de resistir, ao todo embaraço que se aproxima, a toda armadilha que se levanta, a toda conspiração que se propaga, levante-se, vamos, ele, o Senhor da resistência nos chama, sim ele mesmo, Jesus, a ele foi dado toda autoridade e Poder, no entanto, não usurpou ser igual a Deus, mas a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, isso é resistência.
Que possamos resistir ao império que tenta acomodar, adormecer, aquietar, a igreja de Jesus, que sempre foi chamada a resistir..

Que Deus te abençoe. Do seu amigo, Pastor. Bruno Fernandes .
Ler Mais
Dá-ME CONTENTAMENTO!
Nesta situação em que me encontro hoje, Pai/Jesus/Espírito, dá-me contentamento!

Perdoa-me por não conseguir ser grato por ela e por teu plano para a minha vida. Perdoa-me por continuamente me sentir tão insatisfeito com a preciosa retidão de Jesus, que foi creditada em minha conta, a ponto de agora poder ser amado por ele. Retidão esta que me liberta da tonta necessidade de ser alguém aos olhos dos outros. Dá-me contentamento de tal maneira, Pai, não apenas pela retidão de Jesus, mas pelo próprio Jesus.

Que eu possa desfrutar o processo de viver mais um dia, sem depender da adrenalina de mais um alvo ou mais um sucesso alcançado.

Amigos, esta é a minha oração nesta terça-feira; espero que seja também a sua!

Obrigado por suas orações. Elas estão fazendo uma enorme diferença! Por favor, continue a se lembrar de nós em suas preces. Estamos perto da nossa partida para o Brasil, e os desafios que nos esperam são simplesmente tremendos. Estaremos fadados ao fracasso, a não ser que o Senhor venha e nos resgate.

Continuo aqui, orando por seu CORAÇÃO.

Nélio DaSilva
Ler Mais

Fracasso

Fracasso :

“Há 3 caminhos para o fracasso :

Não ensinar o que se sabe;

Não praticar o que se ensina;

Não perguntar o que se ignora.”

“Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos. E é por isso que eu sou um sucesso. ” Michael Jordan – Astro do basquete Norte-Americano.

“O fracasso deveria ser nosso professor, não nosso coveiro. Fracasso é adiamento, não derrota. É um desvio temporário, não um beco sem saída. Fracasso é algo que nós só podemos evitar não dizendo nada, não fazendo nada, e não sendo nada.” Denis Waitley
Ler Mais

Centro Cultural da Bíblia promove concurso de poesias

Centro Cultural da Bíblia promove concurso de poesias

Como parte das comemorações do 62º aniversário da SBB, o Centro Cultural da Bíblia(CCB), no Rio de Janeiro (RJ), promoverá no dia 10 de setembro uma Mostra de Poesias. O evento, além de ser oportunidade aos novos talentos poéticos para apresentarem suas composições, também homenageará o conhecido poeta e pastor presbiteriano, Thiago Rocha.

Sob o tema A Bíblia e a Natureza - Falando de Deus com Arte, o concurso terá uma mesa julgadora composta por integrantes da Academia Evangélica de Letras do Brasil. As poesias apresentadas serão avaliadas sob os seguintes critérios: objetividade; fidelidade ao tema; estética; clareza de linguagem. Os 20 melhores textos serão publicados numa edição especial, juntamente com as obras do poeta Thiago Rocha.

Já as cinco poesias mais bem avaliadas terão premiação especial. O primeiro lugar receberá troféu e kit de literatura bíblica. Enquanto os demais ganharão medalhas honra ao mérito e exemplares bíblicos.

Se você gosta ou tem o dom de escrever e declamar poesias, envie sua composição até o dia 10 de agosto pelo e-mail mostradepoesia@sbb.org.br.

Confirme sua participação e obtenha mais informações pelo telefone (21) 2221 9883.
Ler Mais
Tema: Crendo e perseverando na verdade.

Introdução. Não é fácil enfrentarmos nossas lutas diárias, porem temos uma grande convicção; que Deus esta sempre conosco. Os discípulos aqui neste texto, buscam rapidamente entender o que virá, o que poderá acontecer?
Jesus, os adverte maciçamente que devem antes de tudo, estarem bem preparados para enfrentar o espírito de engano que eles teriam que enfrentar. ....
Vede que ninguém vos engane. V-4
O Espírito de engano. Desde o inicio. Atuou em Eva e Adão.
O espírito de mentira. Desde o principio. Atua em diversas nações.
O espírito de Falsidade. Atuou em Judas. Traiu a Jesus. Mt.26-25.
Os discípulos desejavam aprender mais.
Discernimento: capacidade de perceber alem do que se ver ou se ouve.
Sabedoria. Capacidade de se viver de forma adequada e consciente do que é realmente certo.
Mente preparada e coração fortalecido.
Guerra e rumores de guerra. Dentro da própria casa e dentro de si mesmo.
Nação contra nação. Família. Irmãos.
Fome e terremotos. Diversos feitos de tribulação.
Sendo firmes na fé.
Vivemos em dias difíceis. A fé esta sendo atacada.
Entendendo que a tribulação não é o fim,mas parte do processo da vitória.
Amando o Senhor Jesus em todo o tempo.
Enfrentando o Espírito do engano.
Não se escandalizar.
Ações do espírito de engano. Traição e promoção do ódio.
Esfriamento do amor. Da perseverança, da resistência.
Aquele que persevera ate o fim será salvo.
Nossa missão.
Nosso desafio diário.
Jesus venceu por mim e por você.
Quem é fiel a Deus vencera.
Não desanimar, mas esperar em Deus confiante.
Ler Mais

Reanima-me o coração em Cristo. Renovando o homem Interior.

Tema: Reanima-me o coração em Cristo. Renovando o homem Interior.
Textos. Pv. 4-23. Fm. 1-20. At. 2-37. Ez.36-26.
O nosso coração é responsável por todo funcionamento do corpo, é ele quem bombeia todo o sangue para todo o corpo funcionar. Nosso coração Espiritual tem a mesma função, nutrir nosso espírito e nossa alma com o alimento que vem de Deus.
1. O que tem dominado seu coração?
• Jesus afirmou que: o que Contamina o homem é o que sai! O que tem dentro do seu Coração?
• Avareza. Malicia. Soberba. A loucura. O dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a prostituição os roubos.
• Estas coisas contaminam o homem por que vão para o coração.
• Mancham o coração,danificam, machuca. Causam feridas.
• Existe uma recomendação bíblica. Guardar o coração.
• Prevenção.
• Expulse hoje tudo o que pode contaminar sua alma e seu coração.
2. Guarde bem o teu coração. Pois onde estiver o teu coração ai estará o teu tesouro.
• Nosso coração pode ser muito enganoso. Jr. 17-9.
• Deus conhece nosso corações. At. 15-8.
• O que chama a atenção do nossos olhos prende nosso coração. Mt. 5-28
• Creia que Deus cuida de você. Jô.14-1.
3. Tenha um coração que deseja agradar a Deus.
• Salmos.51 -10. Cria em mim....
• A palavra restaura nossos corações. At.2-37. Compungindo os corações.
• Se confessares e creres, veras a maravilhas que Deus opera. Rm.10-9
• Josué. 24-23. Inclinai os vosso coração a Deus.
4. Hoje é o dia de você sai daqui com seu coração renovado fortalecido e reanimado.
• Reanima-me o coração em Cristo. Fm.1-20. na palavra, na verdade.
• Ezequiel. 36-26. Vos darei um coração novo.
• Maior é Deus em seu coração não haverá condenação
• Tenha um coração ousado.
: "...porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração." (1 Sm.16:7)
Ler Mais

Texto. “Por que me chamais Senhor, Senhor e não fazeis o que vos mando?” Lucas 6.46.

O que faz a diferença.
 Texto. “Por que me chamais Senhor, Senhor e não fazeis o que vos mando?” Lucas 6.46.

Servo é quem serve quem vive para servi, para honrar seu Senhor. Não existe servo aonde não existe obediência, não existe obediência aonde não existe sincero compromisso, a obediência é a prova da fidelidade, da verdade da integridade, quem obedece estar em amor, e sem culpa, o maior sacrifício é a obediência e a obediência é muito melhor do que o Sacrifício.
Não há como quebrar princípios e não colher conseqüências danosas.
Com a obediência vem a honra e a prosperidade, logo, toda pessoa obediente é honrada e abençoada. Deus em Sua infinita sabedoria nos ensina que devemos obedecer:
Esferas das Provações da nossa obediência. Onde nós somos provados.
Rejeitar o mundo. Qual mundo. Não é geográfico, mas Ideológico.
Obediência total a palavra de Deus. “Assim fez Noé consoante a tudo que o Senhor lhe ordenara” Gênesis 6.22. Durante vários anos ensinamos a uma geração de irmãos aqui na igreja que obediência é T.I.A. Total, Imediata e Alegre. Assim fez Noé: conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez. Gn.6-22.
Rejeição ao mundo. O mundo e seus valores vive em franca oposição a Deus, ao Senhor Jesus, ao Espírito Santo e a sua Eterna Palavra. Obediência a Deus significa rejeição ao que o mundo oferece e procura seduzir o cristão.
Não ameis o mundo nem o que no mundo há......
O que o mundo oferece.
Prazer. Prostituição. Adultério. Mentira. Facilidades que acabam complicando a vida
Renunciar a nosso eu. Nosso maior inimigo.
• E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Lc. 9.23.
• A obediência é exigida em qualquer área de nossas vidas.
• Na Família. Na nossa Profissão, na nossa escola.
• O meu mundo interior esta em constante guerra. Preciso resolver questões,,, apresentar me por Servo.
  E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Gl.5-24.
Viver como filho de Deus e não criatura de Deus. Rm. 8-14.
Fidelidade (Provérbios 25:13) A palavra fidelidade, na Bíblia, deriva do termo fiel, que no hebraico é emunah e significa firmeza, estabilidade, lealdade, consciência, constância, segurança, aquilo que é permanente, duradouro, constante
Amor a Deus.
• “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama.” João 14.21.
• O Padrão para obediência. O padrão é o nosso amado Salvador. Jesus foi obediente em todas as coisas.
• “ Porque eu desci do céu não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou”. João 6.38
• Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. I Sm.15-22
Conclusão. Quem quer ser de Deus precisa ser tratado por ele, precisa ser limpo pela palavra. Sem a palavra em nós, nós não somos segundo seu propósito.
Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Jo.15-3.
Permanecer e perseverar na palavra é o caminho de que quem obedecer,,
Ler Mais

Pensamentos Que Promovem Saúde

Pensamentos Que Promovem Saúde

COLETâNEA DE FRASES
"O mais importante ingrediente que deve constar na fórmula do sucesso é saber como se dar bem com as pessoas." Ted Roosevelt

"Desistir é uma solução permanente para um problema temporário."
James MacArthur

"Ressentimento é o câncer da alma." Jim MacCarty

"Eu não permitirei que ninguém ande por minha mente com seus pés sujos." Gandhi

"Constantemente Deus nos convida a dar o primeiro passo." Arthur Clark

"Valorize e aprecie tudo o que você tem e tudo que você é, não importa quão modesto e insignificante possa parecer, pois tudo o que você tem é tudo o que você precisa para ser o que você deseja ser." Parker Mills

"Eu gosto muito mais dos sonhos de amanhã do que da história do passado." Thomas Jefferson

"Paciência no presente, fé no futuro e alegria no realizar." George Perera

"Ainda que você esteja rodeado de problemas, e se veja confrontado com grandes desafios, vá em frente e sorria. Mesmo que você não tenha motivo algum para sorrir, não obstante isso, sorria." Jack Anderson

"Algo de suprema importância na vida, é ser capaz a qualquer momento, de sacrificar o que somos para ser aquilo que podemos vir a ser."Charles Du Bos

"Você tem aprendido lições apenas de pessoas que o admiram, que são generosas com você e manifestam estar do seu lado? Será que você ainda não aprendeu as grandes lições vindas daqueles que se lhe opõem e tentam ser um obstáculo em seu caminho?" Walt Whitman

"Vontade + desejo = energia." Sheryl Adams

"As correntes dos hábitos são muito pequenas para serem sentidas, até que se tornam muito fortes para serem quebradas." Samuel Johnson

"Nós trabalhamos para nos tornar, e não para adquirir." Elbert Hubbard

"Coragem é fazer aquilo que você tem medo de fazer. Não pode haver coragem, a não ser que você esteja assustado." Eddie Rickenbacker

"Esforços que continuam sendo deixados para amanhã só fazem produzir desculpas inúteis, enquanto esforços exercitados hoje podem trazer preciosos resultados. Não deixe para amanhã o que você pode iniciar ainda hoje." Carl Marcel

"Nós não podemos decidir a respeito de como morrer, mas podemos decidir sobre como viver." Robin Sharma

"Tome cuidado para não explodir a ponte que você terá que atravessar." Winston Churchill

"A vontade de Deus nem sempre nos traz – no processo - algo suave e agradável. Mas Ele permite que dolorosas situações temporárias façam parte do seu plano para as nossas vidas." Jack Hayford

"As coisas mais lindas neste mundo não podem ser vistas ou tocadas, mas podem ser sentidas no coração." Hellen Keller

"Eu nunca descobri alguém que pudesse me dar, com toda a segurança, os elementos para aquilo que é possível e impossível realizar." Henry Ford

"Exceto por doenças e desatres climáticos, estou convencido de que noventa por cento dos problemas que existem neste mundo acontecem porque as pessoas falham em cumprir seus acordos." Michael Angier

"Tudo aquilo em que você crê; tudo quanto você visualiza na sua mente e em que você pensa na maior parte do tempo será eventualmente o que irá se transformar em realidade." Walter Staples

"Não é aquilo que você irá fazer, mas sim aquilo que você está fazendo que realmente poderá fazer uma enorme diferença." Napoleon Hill

"Não faz sentido culpar uma montanha porque ela é alta demais; em vez disso, busque uma forma de escalá-la." Peter Dawson

"Os mais puros minérios provêm de fornos mais quentes, assim como os mais reluzentes relâmpagos estrugem das mais impetuosas tempestades." Paul E. Holdcraft

"A maior de todas as tragédias é a indiferença." The Red Cross

"Ninguém pode fazer com que você se sinta inferior sem o seu consentimento." Eleanor Roosevelt

"A vida consiste de múltiplas convocações à ação." Learned Hand

"O melhor caminho para se experimentar abundância consiste em parar de se preocupar com aquilo que está errado e começar a ser genuinamente grato por aquilo que está indo bem. A razão para isso é que aquilo em que uma pessoa se focaliza é exatamente aquilo que irá crescer." Ted Danson

"O importante não é saber quem foi que começou no jogo, mas sim quem terminou." John Wooden

"Eventualmente podemos ser jogados ao chão, mas o que vale é a persistência. O que realmente faz a distinção entre atletas é a habilidade de se ter uma boa performance em tempos de lutas, pressões e urgência." Roger Staubach

"Aqueles que desfrutam real e duradouro sucesso são os que estão continuamente em busca de meios para promover uma visível e significativa diferença." Albert Simpson

"A vitalidade é demonstrada não apenas na habilidade de persistir, mas na habilidade de começar tudo de novo." F. Scott Fitzgerald

"Eu vou a qualquer lugar, contanto que seja para a frente." David Livingston

"Não é a quantidade de anos que vivemos, e sim o que fazemos com a vida que realmente conta." Evangeline Cory Booth

"Um coração ferido necessita de ar para respirar." Frank Adams

"Nunca, nunca desista, porque mesmo em meio à mais densa escuridão sempre existe uma fonte de luz." Eric Thompson

"Hoje de manhã eu acordei em meio ao frio, num dia chuvoso e escuro. Então orei pedindo força para me levantar, me vestir e correr cinco quilômetros. Virando no entanto para o lado, voltei a dormir. Eu orei por força, mas em vez disso recebi sabedoria." Anônimo

"As pessoas podem duvidar daquilo que você diz, mas elas acreditam naquilo que você faz." Lewis Cass

"Existem riquezas mais do que suficientes para aqueles que estão dispostos a lhe reconhecer a existência; freqüentemente, porém, elas se mantêm envolvidas em desafios que conservam seus valores intactos."
Ted Crowell

"Uma das coisas mais difíceis de conseguir é permanecer estático quando alguém a quem amamos experimenta uma queda." Emilie Cady

"Ao contemplar os fracassos do seu filho, olhe para trás e veja quantas foram as vezes em que você partiu também o coração dos seus próprios pais." Angie Carlyle

"Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantarmos" Provérbio Chinês
Extaido do site> /www.multiplicando.org.br/
Ler Mais

Salmo 24.

Ola Pessoal, bom dia a todos...

No texto de salmos 24, vemos a soberania e dominio de Deus...
percebemos também sua grande misericórida e seu amor...
Especialmente no verso de numero 4 temos a seguinte informação:
"Tal é a geração dos que buscam, dos que buscam a face do Senhor..."
"A geração dos que buscam a face do Deus de Jacó."
Suas caracteristicas são:
• Comprometida. Seria.
• Alegre.
• Feliz
• Convicta.
• Cheia de experiência. De paz interior. De certeza da salvação.
• Contempla a face. Vive a intimidade.
Experimenta omelhor de Deus....

Medite neste salmo... tenha uma semana abençoada.
abraços Pr. Bruno fernandes
Ler Mais

Fazendo parte da Geração que constrói altares ao Senhor.

Fazendo parte da Geração que constrói altares ao Senhor.
Texto.
Gn.12-8 moveu dali para a montanha do lado oriental de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao SENHOR, e invocou o nome do SENHOR.
Gn.35. 2-3 E levantemo-nos, e subamos a Betel; e ali farei um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia, e que foi comigo no caminho que tenho andado.
Altar é lugar da manifestação de Deus.
Altar lugar da Intimidade com Deus.
Introdução.
Com base bíblica queremos falar sobre a importância de sermos construtores de altares.Este assunto é falado cerca de 420 vezes ao longo de toda a bíblia.
Existe uma promessa de Deus sobre a restauração.
Am.9; 11-15. Esta promessa fala sobre a restauração do tabernáculo, e nós somos este tabernáculo, e ainda resta dizer que o lugar mais importante do tabernáculo é o ALTAR.
O que é um ALTAR
Altar vem do Latim AlTUS, Significa colocar em evidencia.
Há vários tipos de altares.
Altar de incenso- Altar de bronze- Altar do Sacrifício. Altar que honra a Deus e altar que desonra Que tipo de altar é Você?
Ao longo da história percebemos as diversas formas de altares. Cada um trouxe uma manifestação diferente aos seus construtores.
Abraão, Isaque, Jacó. Unção Histórica.
Moisés. Unção Libertadora.
Davi. Unção da adoração..
Cada discípulo Um construtor de Altar e um Sacerdote do seu lar.
Gn.8- 15 Então falou Deus a Noé dizendo:16 Sai da arca, tu com tua mulher, e teus filhos e as mulheres de teus filhos.17 Todo o animal que está contigo, de toda a carne, de ave, e de gado, e de todo o réptil que se arrasta sobre a terra, traze fora contigo; e povoem abundantemente a terra e frutifiquem, e se multipliquem sobre a terra.18 Então saiu Noé, e seus filhos, e sua mulher, e as mulheres de seus filhos com ele.19 Todo o animal, todo o réptil, e toda a ave, e tudo o que se move sobre a terra, conforme as suas famílias, saiu para fora da arca.20 E edificou Noé um altar ao SENHOR; e tomou de todo o animal limpo e de toda a ave limpa, e ofereceu holocausto sobre o altar.21 E o SENHOR sentiu o suave cheiro, e o SENHOR disse em seu coração: Não
Quem Constrói um altar livra a sua família.
Cuidando do Altar. Ex. 20.24-26. 24 Um altar de terra me farás, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas, e as tuas vacas; em todo o lugar, onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti e te abençoarei.
25 E se me fizeres um altar de pedras, não o farás de pedras lavradas; se sobre ele levantares o teu buril, profaná-lo-ás.
26 Também não subirás ao meu altar por degraus, para que a tua nudez não seja descoberta diante deles. Servindo da melhor forma possível.
O altar é lugar para Deus ser reconhecido e adorado.
Is. 42-8 Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.
Vida de Santidade e Temor. Sem profanação.
O altar de Deus precisa ser prioridade.
Lv. 6-8 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:9 Dá ordem a Arão e a seus filhos, dizendo: Esta é a lei do holocausto; o holocausto será queimado sobre o altar toda a noite até pela manhã, e o fogo do altar arderá nele.10 E o sacerdote vestirá a sua veste de linho, e vestirá as calças de linho, sobre a sua carne, e levantará a cinza, quando o fogo houver consumido o holocausto sobre o altar, e a porá junto ao altar.11 Depois despirá as suas vestes, e vestirá outras vestes; e levará a cinza fora do arraial para um lugar limpo.12 O fogo que está sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas.13 O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.
O fogo de Deus ainda arde em teu coração?
Perigos na vida de quem não constroem altares ao Senhor. Gn. 13.

Não tem visão. Sua descendência gera contendas. Separa-se do seu mestre.Anda em direção oposta. 13-9.

Seja fiel, seja um construtor de altar, seja abençoado,,, bom fim de semana.
Ler Mais

FOCO PRINCIPAL

FOCO PRINCIPAL
Quando meu foco principal é o ministério, ou outra qualquer circunstância da vida, então estou num GRANDE PROBLEMA, pois me vejo SEMPRE autoconfiante, o pensamento intenso, continuamente preocupado... Na realidade isso na prática significa ausência de alegria, falta de paz – a menos que as coisas caminhem da maneira como desejo ou espero.

Por outro lado, quando meu foco principal é o Senhor Jesus e, de forma SECUNDÁRIA, vêm o ministério ou outras circunstâncias, a vida cristã se torna leve e gratificante. Passo então a experimentar VIDA, humildade e amor sobrenaturais. Como, afinal, isso se manifesta na prática?

Não me torno defensivo quando atacado, nem controlador ou “agendoso”; tampouco intenso, cheio de correrias e preocupações. Consigo, isto sim, ouvir as pessoas, me tornando genuinamente gracioso, especialmente com aqueles de quem discordo, ou que exibem desconsideração para comigo. Sou ainda gracioso com irmãos que irritam este auto-suficiente juiz de todos.

Por favor, ore por minha desesperada necessidade de estar focalizado no meu Salvador.

Nélio DaSilva
Ler Mais

12 JÓIAS PRECIOSAS DA LIDERANçA

12 JóIAS PRECIOSAS DA LIDERANçA
Não tenho dúvida em afirmar que estamos vivendo, nos dias atuais, a mais grave crise de credibilidade; crise esta, sem precedentes na Igreja Cristã. Absolutamente, creio que, desde o Dia de Pentecoste quando a Igreja nasceu, nunca enfrentamos um momento mais delicado quando a matéria tem como tema “credibilidade”.

A realidade é que as pessoas podem não ouvir o que você diz, mas elas observam os seus passos. E mais: as pessoas fazem aquilo que elas vêem. Em outras palavras, uma das ferramentas mais poderosas à sua disposição é a sua atitude como líder. Apesar das pessoas nem sempre crerem naquilo que você diz, certamente que elas crêem em tudo que você faz. E aquilo que elas vêem você fazer – freqüentemente – se transforma naquilo que também elas irão fazer.

A questão, portanto, é: O que é que o seu povo está vendo na sua liderança? Quantas dessas positivas influências abaixo fazem parte do seu repertório?

1 - Honestidade
A sua palavra tem realmente peso? Pode o seu povo confiar que assim que você tiver algo importante que envolve a vida deles, eles ouvirão diretamente de você? As suas atitudes e ações têm deixado cristalinamente claro que você não irá enganá-los ao alimentá-los com meias verdades? ...pois estamos tendo o cuidado de fazer o que é correto, não apenas aos olhos do Senhor, mas também aos olhos dos
homens. II Coríntios 8:21.

2 - Autoconfiança
O seu povo vê em você um líder seguro e confiante ou uma pessoa vacilante e duvidosa? Você está disposto a assumir riscos ou está constantemente buscando por segurança? Teu servo pôde matar um leão e um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo. I Samuel 17:36

3 -Sacrificio
Todas as vezes que ao seu povo é requerido sacrifício em favor do Reino, você tem liderado como exemplo pessoal de sacrifício? Sentindo, assim, tanta afeição por vocês, decidimos dar-lhes não somente o evangelho de Deus, mas também a nossa própria vida, porque vocês se tornaram muito amados por nós. I Tessalonicenses 2:8

4 - Consideração
Você tem compaixão das pessoas que estão em dificuldade? Você tem ajudado pessoas a readquirir a sua dignidade e respeito próprio? Você tem consideração com o tempo das pessoas ou a sua agenda é que vem sempre em primeiro lugar? Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade. Romanos 12:13

5 - Prestação de contas
Você – honestamente – tem hoje alguém com quem você se abre completamente e presta contas da sua vida? (Mais sobre esse assunto ver artigo “Prestando Contas.”) Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. Tiago 5:16

6 - Dedicação
Você tem aquela atitude de “dar tudo de si” na mesma intensidade que você requer de outros? Além disso, pelo amor ao templo do meu Deus, agora entrego, das minhas próprias riquezas, ouro e prata para o templo do meu Deus, além de tudo o que já tenho dado para este santo templo. I Crônicas 29:3

7 - Lealdade
O estado das suas ovelhas é algo que está no topo das suas prioridades? Você tem ganhado a lealdade delas por ter dado a elas a sua? Esforce-se para saber bem como suas ovelhas estão, dê cuidadosa atenção aos seus rebanhos. Provérbios 27:23

8 - Altruísmo
Você tem estado menos preocupado com a sua imagem, fama e reputação e mais interessado em colocar outras pessoas em “frente da câmera” do que a si mesmo? Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder
terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus. Atos 20:24

9 - Horário
Você tem observado a sua pontualidade nos seus compromissos? Você tem dado feedback às pessoas da mesma maneira que tem exigido delas? “Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?" Mateus 7:3

10 - Entusiasmo
Tem você se mantido encorajado, otimista e energético? Você tem mantido uma atitude positiva mesmo em meio às mais difíceis circunstâncias?De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados. II Coríntios 4:8

11 - Perseverança
Você tem se recuperado rapidamente de um fracasso? Você tem visto o fracasso como uma experiência de aprendizado? Você tem rotineiramente buscado por oportunidades em meio às adversidades? Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:13,14

12 - Criatividade
Você tem constantemente buscado por um novo caminho? Você é reconhecido como uma pessoa inovadora?Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. Filipenses 3:12

Nélio DaSilva
Ler Mais
Diga aos filhos de Israel que marchem

Bispo Paulo Lockmann

1. Introdução: Diga aos discípulos e discípulas de Jesus que marchem

O tema deste estudo nos faz pensar em como atualizar esta marcha na vida da Igreja hoje, pois, entender esta temática bíblica tem para nós um sentido de urgência.

Há, neste tema, linhas de significado que tornam a ordem de uma relevância contundente. Como a Israel de Moisés, nós também temos uma História a construir, e, nela, Deus deve ser o Senhor. Não há dúvidas de que esta é uma das verdades transmitidas pelo livro de Êxodo: Faraó não é o Senhor, mas é Yahveh quem tem o domínio da História.

O Deus de Israel revela-se no Êxodo como um Deus Forte, provocativo, que chama o povo a ir à frente; a marchar para um futuro que Deus deseja construir com eles, em uma nova terra, tudo sob a ordem e autoridade da sua Palavra.

Neste estudo, sem analisar detalhadamente o texto do Êxodo, vamos ver, na marcha do Messias Jesus, os primeiros critérios para a marcha do novo Israel, a Igreja. A seguir, examinaremos a marcha da Comunidade Cristã Primitiva. Enfim, nosso objetivo é responder: que elementos do ministério de Jesus e da Igreja Primitiva precisam ser atualizados na marcha de nossa Igreja Metodista?

2. Jesus e a dinâmica de seu ministério

a) Seu fundamento divino e sua habilitação por Deus - Marcos 1.9-13.

Neste relato que todos os evangelistas preservaram, reside o ponto de partida e o reconhecimento de Deus para o ministério de Jesus.

O quadro geográfico descrito pelos evangelistas tem muita semelhança com o cenário onde Deus dá a Moisés a ordem para o povo marchar. Em ambos, o Espírito do Senhor está presente, a sua voz é ouvida, estão diante da água, Jesus desce às águas, Moisés e o povo descem ao mar, e no contexto maior ambos têm diante de si o deserto. Finalmente, Jesus é tentado no deserto, e o povo de Israel também. O deserto como lugar é o modelo do lugar, onde Jesus e também Moisés e o povo têm que depender exclusivamente de Deus; o deserto é um tema rico em significados em todo o mundo bíblico.

As coincidências apontadas não são ocasionais: elas estão aí para mostrar que a marcha dos filhos de Israel liderados por Moisés tem seguimento na marcha de Jesus a partir do batismo, o qual também arrasta atrás de si multidões dos filhos de Israel. Ambas as marchas são de Libertação e Salvação. Do mesmo modo, elas têm por fundamento a submissão a uma ordem do Senhor (cf. Êxodo 14.15; João 1.17; Marcos 1.38; João 5.36-37).

Os evangelistas mostram com clareza o ministério de Jesus como uma marcha dinâmica de Salvação (cf. Mc 1.16, 20; 2.13,23; 3.7 ;Lc 13.22; Mt 11.1).

Certamente, há diferenças entre as duas tradições, e nem podia ser de outro modo; os evangelistas, ao mesmo tempo que apontam semelhanças, sublinham a superioridade do Messias Jesus (cf. Jo 1.16-18). No próprio relato de Marcos sobre o batismo, João Batista reconhece Jesus como o Messias, e a voz de Deus o reconhece como o "Filho Amado". No episódio da alimentação da multidão pela multiplicação dos pães e peixes, em "um lugar deserto" (Mc 7.31), o povo come até fartar-se, e ainda sobram doze cestos: o milagre exercido pelo Messias Jesus é mais abundante do que o maná no deserto.

Finalmente, o episódio da tentação é um momento de profunda humanidade de Jesus, o momento da fome, da tentação. Sua submissão ao Espírito (cf. Mc 1.12; Mt 4.1; Lc 4.1) e sua firmeza na Palavra e na missão lhe dão a vitória sobre o Diabo (cf. Mt 4.10).

b) A Mensagem de Jesus - Mc 1.14-15

A mensagem que Moisés recebeu de Deus para entregar ao povo foi de conversão ao Senhor, ou seja: "Tomar-vos-ei por meu povo, e serei vosso Deus..." (Ex 6.7). Mas também de cumprir a promessa feita aos pais de dar-lhes a terra de Canaã, uma terra farta.

A mensagem de Jesus convida o povo ao arrependimento (metanoia - mudança de mente), ou seja, mudar de procedimento e voltar-se para o Senhor. E anuncia a imediata e urgente vinda do Reino de Deus. É o Senhor governando, semelhantemente ao ideal do Êxodo. O anúncio do Reino é também o ideal de um tempo de abundância.


c) O ministério de Jesus como sinal da presença do Reino de Deus.

c.1) Mc 1.16-20; 8.34-35 - Chamada ao discipulado e formação da comunidade do Reino.

c.2) Mc 1.21-34; 6.30-44 - O seu ensino, sua autoridade, sua misericórdia, sua comunhão com os discípulos.

c.3) Mc 1.35-39; 2.15-17; 10.42-45; Mt 6.33; Lc 9.57-62 - Seu compromisso com a missão e seu estilo de vida conforme o Reino.

c.4) Mc 2.23; 3.6, 7.1-13; 10.17-25; Lc 4.16-21 - Jesus e a sociedade de seu tempo.


3. A Marcha Missionária da Igreja Primitiva

"Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra." (Atos 1.8)

Atos dos Apóstolos é o roteiro missionário de uma Igreja de discípulos e discípulas. Por quê? Primeiro, "eles haviam estado com Jesus" (Atos 4.13). Não há discipulado, nem uma marcha missionária na Igreja sem o impacto da presença de Jesus na vida dos discípulos. Segundo, uma Igreja Missionária composta de discípulos e discípulas é constrangida pelo amor de Deus, a ser humilde e obediente, nada faz sem ser por obediência às ordens de Jesus: "Ide e fazei discípulos de todas as nações." (Mt 28.19). (Está na hora de acabarmos com o ativismo infrutífero na igreja: só suor, só conflitos e nem uma vida salva. Chega!).

Ser Igreja Missionária importa assumir, hoje, com intensidade, a nossa Jerusalém. Onde fica nossa Jerusalém? Nossa Jerusalém é o primeiro limite missionário em que está colocada nossa igreja local. É o nosso bairro ou nossa vila, é onde moramos ou trabalhamos. Onde as pessoas nos conhecem muito bem e podem conferir, pela convivência, qual o efeito prático do evangelho em nossa vida. Se somos honestos e justos em nossos negócios, se somos verdadeiros no nosso falar, se demonstramos amor às pessoas concretamente. É também o limite, onde, como igreja local, nós atuamos. Ali, o povo do nosso bairro, vila ou cidade precisa ver e sentir o amor em serviço que o Espírito nos impulsiona a realizar em favor dos que sofrem, sejam eles meninos/meninas de rua, encarcerados, enfermos, índios, jovens drogados, etc. Não importa qual a prioridade que o lugar histórico impõe; importa que a igreja assuma algum desafio. O Planejamento Nacional determina que cada igreja local deve assumir uma frente missionária. Não importa qual seja a realidade em que cada igreja está inserida. Importa, sim, que tenhamos nossa frente missionária. Assim, certamente, experimentaremos, como a Igreja Primitiva, o crescimento. Veremos, a cada dia, acrescentar-se os que vão sendo salvos (cf. Atos 2.47).

Ao concluir, chamo a atenção para o sofrimento que vemos neste início de ano. São oportunidades de testemunho e serviço. Mãos à obra; você e sua igreja podem fazer algo pelos que sofrem os efeitos da chuva e de outros desastres naturais.

Fonte  www.metodistavilaisabel.org.br/artigosepublicacoes/descricaocolunas.asp?Numero=1770
Ler Mais

Para fazer a diferença... Texto: Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças" (Ec 9:10).

Para fazer a diferença... Texto: Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças" (Ec 9:10).

Hoje todos nós somos chamados a fazermos à diferença, no entanto esta é uma ação que custa o melhor de nós para o serviço cristão, e para o grande desafio do discipulado, logo poderíamos dizer que: “a Salvação é de graça, mas o discipulado custa tudo o que nós temos”, Ser um cristão autentico não é andar na moda da cultura gospel, pelo contrario é andar no sentido oposto, não por uma ideologia ortodoxa, fechada, mas sim,  pela necessidade de vivermos princípios fundamentais a fé cristã.
Nós hoje somos chamados a fazermos à diferença, não com uma roupa, ou mesmo com um jargão, ou até pó uma necessidade consumista, mas sim a partir de um estilo de vida contagiante, com uma fé que expire pessoas a quererem conhecer a Deus de fato, e não simplesmente a buscarem nele uma resposta superficial para suas dificuldades matérias. Não é desejo nosso, nem ao menos é nossa postura, não crer no poder de Deus, pelo contrario, cremos, a gostamos sim da manifestação de Deus sobre nós, mas entendemos que ele é pai é soberano, que está sempre no controle, e jamais é propenso a desespero humano por algo, Não é fácil tocar neste assunto, uma vez que todos nós precisamos diariamente de algo, e sempre recorremos a Deus; creio eu, que isto é saudável, no entanto a postura de sempre ficar na passividade é de fato preocupante, uma vez que somos chamados a sermos cooperadores deste evangelho, ser participantes desta obra, somos desafiados a fazermos toda a diferença através das nossas atitudes de servos e servas do Senhor.
Já estamos vivendo um novo ano, e temos uma missão, que 2010 seja o ano da obediência e com isso venha a resposta fiel da parte de Deus..
Mas jamais podemos nos esquecer que precisamos fazer a nossa parte, ir alem das nossas limitações, entendendo que nossa maior ênfase é honrar aquele que nos alistou para essa grande obra.. 
Seja fiel, participe, ame, creia, faça sua parte e o mais Deus trará sobre nós ......
Ler Mais

Vale a pena conferir



Tema.  Fé uma experiência libertadora em Jesus.
Introdução.  Neste texto vamos perceber que Jesus mais uma vez opera maravilhas no meio do Seu povo, neste caso ele faz algo, que não era comum, ele tira do meio da multidão um homem cego, para então operar em sua vida. O interessante é que esse isolamento do mundo e aprofundamento em Deus resulta em libertação, cura, salvação. Logo eu Creio que Deus é poderoso para operar maravilhas em nossas vidas conforme sua infinita vontade.
  1. Levaram ele a Jesus.
  • Os Discípulos estavam com o foco certo.
  • Apontaram para o único que é o caminho a verdade a vida.
  1. Como Deus trabalha em Nós... Não existe forma magia ou pronta, mas Deus age em quem se coloca disponível.
  • Jesus tira o Cego do Seu contexto.  Da sua área de Segurança e Domínio. Da sua Zona de conforto.
  • Jesus nos tira as vazes do nosso estado de auto suficiência.
  • Do local que nos aprisiona e cheira mal.
  • Da Aldeia. Do local da conformidade, da Derrota, da frustação .
  1. A fé como um passo a diante a frente.
  • Não é tempo de igreja.
  • Não é posição.
  • Mas é avançar rumo  a palavra de Deus.
  1. Jesus realiza um ato profético.
  • O cego aceitou que Jesus o tocasse.   Deixa ele tocar em sua vida.
  • Jesus confronta a realidade do cego, pergunta-lhe se ele via alguma coisa.
  • O toque siguinifica a autoridade de Deus agindo na vida do cego.
  1. O que Jesus faz é perfeito.
  • Vejo como se fosse arvores.  Uma ideologia mundana..
  • Impôs a mão novamente, porem sem confronto, o cego já estava aberto ao agir....
  • Via de modo perfeito.
  • Sem o devido confronto de Deus em nós,, continuamos a ver de modo inadequado.

  1. Não entre na Aldeia.
  2. Para não se contaminar de novo.
  3. Para não se sujar.
  4. Para não ficar preso ao passado.


Ler Mais

Reflexão. Rev. Claudio Costa

O FOCO DA ESPERANÇA
Texto: Hb 11.13, 16
Introdução: O texto de Hebreus nos traz a galeria dos heróis da fé. Homens que se despontaram como referenciais para nós, se também almejamos alcançar a pátria dos céus. Eles viveram na terra, receberam as promessas de Deus, creram nelas, viram-nas de longe, mas não as alcançaram. O que mais nos impressiona é que mesmo não alcançando as promessas aqui, eles não esmoreceram na fé, nem blasfemaram do Senhor que os deu tais promessas. O Senhor nos chama para sermos uma geração que abole totalmente o imediatismo que permeia muitas das promessas humanas, até mesmo nas liturgias cristãs de hoje, e nos voltarmos para Ele e nos tornarmos aquilo que fará com que Ele não se envergonhe de nós.
Atitudes com relação às promessas
- Viver em fé – A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem (Hb 11.1). Ela não é obra do acaso, mas fruto da ação da Palavra de Deus na vida de quem dá ouvido a Ela. A fé é construída, é fruto da experiência do ouvir e aplicar (Rm 10:17). Sobre este pilar, do ouvir e aplicar teremos as experiências que consolidarão nossa fé, confirmando dia após dia nossa caminhada em direção ao Senhor e sua vontade.
- Ver ao longe – Os que andam em fé enxergam além das distâncias comuns que enxergariam os olhos humanos. A alma do exercitado em fé, faz com que ele não olhe mais as circunstâncias, mas sim, em linha com a nova perspectiva relacionada às experiências alcançadas pela ação do Espírito e da Palavra. Sua alma está presa às experiências que forjaram nele a confiança irrestrita no seu Deus, que já lhe provou o quanto é fiel e o quanto pode fazer.
- Crer nas promessasCrer é um ato de vontade. Decidimos crer em Deus, crer nas suas promessas, crer na sua Palavra. Crer não é buscar dentro de si o sentimento, a inclinação, a sensação de se estar crendo. É optar por crer, é decidir crer, em meio a dúvidas dizer, eu creio em Deus. Em meio a temporais, dizer: Eu creio no Deus que acalmou a tempestade e por certo fará calar todas as que vierem contra mim, isto é crer.
- Abraçar as promessas Abraçar as promessas é deixar que elas moldem seu estilo de vida. É adequar toda a sua realidade de acordo com as diretrizes das promessas. É tomá-las para si e permitir que toda a sua vida seja transformada por elas. É não se arraigar, não criar raiz no mundo, é estar sempre pronto a se mover em Deus e para Deus. Também devemos estar prontos para subir quando chamados, pois sabemos que aqui não é o nosso destino final, e sim os céus.
O caráter daquele que espera
- O caráter moldado na esperança é precioso diante do Senhor. O autor diz que aqueles que morreram na esperança, mesmo não alcançando as promessas, exaltaram ao Senhor, alcançaram um testemunho digno que Deus não se envergonhou de se chamar seu Deus.
- Enquanto aguardo o cumprimento das promessas, não tenho nelas a plenitude da minha alegria, declaro que busco algo melhor e maior. As promessas são importantes, mas totalmente precioso é o Senhor da Promessa. As bênçãos as quais aguardamos são tremendas, mas imprescindível é ter o abençoador. O tempo que vivo e aguardo por tudo o que o Senhor tem falado, cresço na comunhão, cresço na dependência, e descubro que as promessas são importantes para essa vida aqui. Mas nosso amado Senhor é preciso para toda a nossa existência tanto terrena, quanto eterna.
- O que é mais importante para Deus não é você alcançar todas as promessas ou não, mas que você o ame (Mt 22:37), que você creia Nele acima de qualquer coisa ou circunstância, que você deseje estar com Ele todos os dias, que você espere por Ele todos os dias. Fazendo assim você proclamará a verdade, alcançará um testemunho de fé inabalável, não viverá movido pelas circunstâncias e agradará tremendamente o coração do Pai.
Conclusão: Nestes dias precisamos ser ousados para manifestar essa Palavra do Senhor. Queremos manifestar ao mundo a Glória de Jesus, desejamos ardentemente que sejamos conhecidos como aqueles que realmente comungam com Senhor e tem sido transformados pela sua presença. Desejamos ser um povo que ama ao Senhor por entendermos aquilo que Ele é, e não por aquilo que Ele pode trazer de benefício as nossas vidas. Esperamos por Ele, a promessa é que estaríamos com Ele, e é isso que queremos.
Os que assim estão vivendo manifestam um caráter poderoso, digno, e é o que o que o Senhor quer encontrar em nós.
* Qual tem sido o foco de sua esperança? As promessas ou o Senhor da promessa?
Ler Mais

Núcleo do Trabalhador oferece oportunidades no mercado de trabalho

Núcleo do Trabalhador oferece oportunidades no mercado de trabalho

O Núcleo do Trabalhador - Nutrab é uma oportunidade para quem deseja entrar no mercado de trabalho. O Núcleo, em parceria com empresas, divulga vagas de emprego que estão disponíveis. Após uma pré-seleção, os agentes do Nutrab encaminham os candidatos às empresas conveniadas para seleção final.

Quem estiver a procura de uma oportunidade no mercado de trabalho deve comparecer, levando seu currículo, em um dos seguintes locais:
Dia 29 de janeiro, das 10h às 13h, na administração do camelódromo da Uruguaiana, no Centro do Rio de Janeiro.
Dia 02 de janeiro, inauguração do Quiosque do Emprego, no Pavilhão de São Cristóvão (Feira de São Cristóvão), às 11h.

 


Ler Mais

Que leitura Boa.......

A simplicidade é um dom de Deus

Jesus nasceu na simplicidade, na humildade e na pobreza para nos deixar o seu exemplo. Portanto, a simplicidade é um dom de Deus.

A igreja deve viver na simplicidade, pois só assim poderá levar o Evangelho aos povos escravisados.

Jesus chamou doze discípulos para ajudá-lo em seu ministério. Eles eram homens simples, pescadores, homens do povo, incultos e trabalhadores comuns. Entre eles chamou Mateus, um publicano, talvez para mostrar que não tinha e não tem nenhum preconceito contra funcionário público. Depois chamou e salvou o rico Zaqueu, que também era funcionário público. Jesus chamou e salvou muitas pessoas, entre elas o senador José de Arimatéia, e o mestre Nicodemos; chamou também muitas mulheres que o serviram com fidelidade, amor e abnegação.

É importante notarmos que a condição para seguir a Jesus sempre foi a simplicidade, a disposição e a fidelidade. E até hoje é da mesma forma.

As pessoas orgulhosas, soberbas e vaidosas não conseguem seguir a Jesus. Elas carregam fardos que as impedem de trilhar o caminho do céu que é estreito. Elas geralmente se preocupam muito com a aparência, com o seu nível intelectual, com a sua condição financeira e estão querendo sempre amealhar mais e mais riquezas, portanto não podem perder tempo com coisas espirituais. Jesus disse certa vez: "Aos pobres é pregado o reino de Deus".

As ovelhas podem calmamente ouvir a voz do seu pastor e segui-lo; elas são obedientes e sensíveis. Entretanto, os lobos não encontram a porta, afinal ela é estreita e de dificil acesso para eles. Os ricos, em geral, estão sempre preocupados com as ações da Bolsa, montados em seus possantes carrões, ou mesmo voando em seus aviões. Jesus disse certa vez: "É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus". Apesar de ser assim, hoje ainda é possível ver alguns ricos servindo a Deus, afinal, para Deus tudo é possível. E nós sabemos que toda regra tem exceção.

A simplicidade é um dom de Deus. Não é preciso inventar, reinventar, inovar, enfeitar o pavão ou forçar nenhuma situação. É só deixar o Espírito Santo atuar espontaneamente e Ele fará fluir um rio de bênçãos na vida de sua igreja. O Evangelho é poder de Deus; não é espetáculo com direito a pulos, cambalhotas, quedas, gritos e estardalhaços. Isto pode até causar admiração, atrair muitas pessoas e aguçar a curiosidade de muitos, mas não tem nenhum efeito espiritual e positivo. Sejamos simples como as pombas e prudentes como as serpentes. Vamos deixar o espetáculo para os artistas circenses que são os profissionais dessa área. A nós cabe servir a Deus e adorá-lo sempre com simplicidade. Este é o caminho que Ele deixou aberto para a Sua Igreja. Enfim, tenhamos mais conteúdo, menos fantasia e menos propaganda falsa, e, com certeza, seremos mais cheios da verdadeira alegria. Afinal, repito, a simplicidade é um dom de Deus. O resto é apenas marketing e pura enganação.

Por: Cícero Alvernaz
Mogi Guaçu - SP
Participações: 63    Editora Ultimato.....
Ler Mais

Mais Sobre o Haiti




Haiti, os amigos de Jó e a oração de Ana

Como previsto, ante o terror dos tremores no Haiti, o velho debate do problema do mal é levantado. Pelos blogs encontro explicações coerentes, humildes e outras um tanto infantis, não vou mencionar a explicação relacional (open theology) e emergente, pois seria entropia.

Mas, o que me cansa um pouco, foi o que encontrei no texto de Júlio Severo intitulado "Será necessário um terremoto?", no qual o autor procura dar uma explicação causal ao que ocorreu no Haiti. Sua justificativa básica, depois de articular vários textos bíblicos, em uma forma previsivelmente fideísta, é que o problema é uma suposta maldição ligada às práticas religiosas do vodu. A causa animista, conforme o Júlio destaca em seu blog, é uma paráfrase da fala do cônsul Gerge Samuel Antoine, que em off durante uma entrevista afirmou que o povo haitiano fora amaldiçoado por causa da "macumba". Júlio deu os mesmos motivos de Gerge aos terremotos no Haiti, exceto o argumento de sua origem negro-africana.

Vou dizer o que penso desta explicação simplista. Ou melhor, começamos por uma pergunta, bem no estilo semita de pensar. Qual macumba é mais forte que: o vodu haitiano ou o capitalismo americano? O vodu haitiano ou o marxismo tupiniquim? A corrupção moral britânica ou os feiticeiro haitianos? A idolatria ao dinheiro e ao poder de alguns segmentos evangélicos ou o feitiço haitiano? Sinceramente, se a explicação para calamidades no mundo se resumirem à macumba, então, o mundo deveria ser abalado por terremotos, destruição em massa, e haja holocausto! Qual foi a macumba que os judeus fizeram por merecer o holocausto?

Sinceramente, não dá para explicar as coisas pela lógica da batalha espiritual e da esquizofrenia pseudo-pentecostal, sinceramente não dá!

Até quando não vamos entender que o dilema de Jó é a expressão máxima de que há um Deus que está para além das racionalizações humanas. O Deus que fez Jó sofrer é o mesmo Deus que agenciou seu sofrimento, tendo em vista fins misteriosos. Enquanto os amigos de Jó, procuravam dar explicações de causa e efeito, Jó se via sob a pressão dos racionalistas de seu tempo, dos jornalistas e teólogos, o círculo de sábios que não sabiam nada relevante para seu dilema existencial.

Deus é soberano e sempre será soberano sobre todas as coisas. O povo haitiano sofre como Jó. Dá explicações causais nesta altura, desculpe-me, é ridículo. Este profetismo é irritante. Querem usar de tudo que acontece como "alavanca" evangelística, este proselitismo pragmático é fatigante. A única resposta cristã possível, seria chorar com os que choram, ajudar os que carecem de ajuda, e se colocar em uma posição humilde ante o senhorio de Deus sobre todos os fenômenos.

Ontem, orando pelo povo haitiano com minha esposa, me lembrei das palavras de Ana que dizem:

Não multipliqueis palavras de orgulho, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o Senhor é o Deus da sabedoria e pesa todos os feitos na balança. O arco dos fortes é quebrado, porém os débeis, cingidos de força. Os que antes eram fartos hoje se alugam por pão, mas os que andavam famintos não sofrem mais fome; até a estéril tem sete filhos, e a que tinha muitos filhos perde o vigor. O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz subir. O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. Levanta o pobre do pó e, desde o monturo, exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do Senhor são as colunas da terra, e assentou sobre elas o mundo. (1 Samuel 2:3-8 ).

O que me impressiona nesta oração, é que Ana era uma mulher que sofria com sua esterilidade. Em sua angústia, uma judia sem filhos, considerada infrutífera, ampara sua confiança em Deus, com coração modesto, ante a arrogância dos homens e o deboche de sua comunidade. Mas, sua oração é definitiva: 'não multipliques palavras de orgulho, nem coisas arrogantes', pois o mesmo Deus que tira é o que gera a vida. Ele é Senhor do faminto e do que tem pão em abundância. Ele é o Senhor que empobrece e enriquece. Ele abate príncipes e eleva humilhados. Ele é Senhor absoluto!

Enfim, se Ele fosse Deus só da coisa boa, da paz e não da guerra, da alegria e não da tristeza, da cura e não da dor, Ele não seria Deus, seria um demiurgo, um "deus" (com 'd' minúsculo), senhor de uma fatia da realidade. Como Atenas senhora só da sabedoria, ou Apolo senhor só da luz, mas o Deus de Abraão, Isaque e Jacó é Senhor de toda terra.

"Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas." (Isaías 45:7).

Por: Igor Da Silva Miguel
Belo Horizonte - MG
Participações: 2 [ver]

Reprodução permitida. Mencione a fonte.
Editora Ultimato - Caixa Postal 43 - 36570-000 - Viçosa-MG
Ler Mais
È com imensa alegria que destacamos nossa ida para igreja metodista em praça da bandeira em Araruama. 
Endereço completo. Local: Rua Oscar Clarck /Qd. 000 Lt. 14Bairro: Praça da Bandeira.Ao Lado do campo Society. 
Destacamos que ja está a disposição de toda a comunidade nosso Disk Oração. tel. 99035663.

Destacamos ainda que a igreja está em fase de Construção e que cremos que seremos uma grande familia Metodista, uma familia de Deus em Araruama.
Convidamos a todos os moradores a visitarem nossa Comunidade, sempre as quartas e Domingos as 19:30.....
Ler Mais

Culto de Despedida da igreja metodista em Santa Clara.

Cerca de 150 pessoas estiveram Presentes no culto de despedida e acolhida do Pastor Bruno Fernandes e acolhida do Pastor Rogério.
Foram Dois anos de muitas conquistas na igreja em Santa Clara, apesar de varias  adversidades, aconteceram muitas vitórias, muito êxito na caminhada junto com a igreja local e com a liderança.
Dentre as conquista podemos destacar mais de 40 vidas foram arroladas como discípulos e discípulas  da igreja. fora outras que estão em processo de discípulado.
Ainda tivemos avanços na reparação  do templo e muitas outras áreas..

Agora Olhamos o desafio de servir na igreja metodista em praça da Bandeira em Araruama, crendo nas promessas e nas grandes manifestações de Deus sobre nós.
Ler Mais

oremos pelo povo haitiano


Oremos pelo povo do Haiti: milhares de corpos se acumulam no Haiti; ajuda lota aeroporto; país está sem governo 
Até o início dessa noite mais de 7 mil corpos foram enterradosm em valas comuns.
Da Reuters
Por Tom Brown e Andrew Cawthorne
PORTO PRÍNCIPE (Reuters) - Soldados e aviões com alimentos e remédios chegaram nesta quinta-feira ao Haiti para socorrer uma nação traumatizada e ainda assustada com os tremores secundários, depois do terremoto de magnitude 7,0 que devastou a capital, Porto Príncipe.
A Cruz Vermelha Haitiana estima que haja de 45.000 a 50.000 mortos e 3 milhões de feridos ou desabrigados. O presidente do país, René Préval, disse que cerca de 7.000 vítimas do terremoto já foram enterradas em uma vala comum.
"Já enterramos 7.000 em uma vala comum", disse Préval a repórteres no aeroporto, enquanto acompanhava o presidente dominicano Leonel Fernández, o primeiro chefe de Estado a visitar o Haiti depois do devastador terremoto.
Dois dias depois do tremor, muita gente continua viva sob os escombros, mas há poucos sinais de um esforço organizado de resgate. Cerca de 1.500 cadáveres estão empilhados diante do principal hospital, e os mortos estão espalhados também pelas ruas.
Aviões cheios de mantimentos chegam ao aeroporto de Porto Príncipe num ritmo mais rápido do que os funcionários são capazes de descarregá-los, e as autoridades aéreas restringiram voos vindos do espaço aéreo norte-americano, temendo que os aviões fiquem sem combustível enquanto esperam para pousar.
A ajuda, no entanto, ainda não chegou aos haitianos necessitados que vagam pelas ruas dilapidadas de Porto Príncipe, buscando desesperadamente água, comida e assistência médica.
"Dinheiro não vale nada agora, água é a moeda", disse um funcionário de ajuda humanitária à Reuters.
Saqueadores invadiram um supermercado danificado pelo tremor em um bairro de Porto Príncipe, levando produtos eletrônicos e sacos de arroz. Outros tiraram gasolina de um caminhão-tanque quebrado.
"Todos os policiais estão ocupados resgatando e enterrando suas próprias famílias", disse Manuel Deheusch, dono de uma fábrica de telhas. "Eles não têm tempo de patrulhar as ruas."

AJUDA INTERNACIONAL
Uma segunda aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que auxiliará nos trabalhos de resgate decolou de Brasília na tarde desta quinta-feira com 17 toneladas de remédios, água e equipamentos médicos, de busca e salvamento.
O avião levou também 51 bombeiros e quatro cães farejadores que auxiliarão nas buscas por vítimas, além de uma equipe médica da FAB que prestará atendimento aos 12 militares brasileiros feridos após tremor.
Na quarta-feira, a FAB enviou a primeira aeronave com 22 toneladas de água e alimentos para as vítimas do terremoto.
Os Estados Unidos estão enviando 3.500 soldados e 300 trabalhadores da área médica para ajudar no resgate e na segurança na capital devastada. As primeiras equipes deveriam chegar ainda na quinta-feira. O Pentágono também enviaria um porta-aviões e três barcos anfíbios, incluindo um capaz de transportar até 2.000 fuzileiros navais.
"Ao povo do Haiti, dizemos claramente e com convicção: vocês não serão abandonados. Vocês não serão esquecidos. Nesta sua hora de maior necessidade, a América está ao seu lado. O mundo está ao seu lado," disse o presidente dos EUA, Barack Obama.
A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, disse que uma equipe militar dos EUA reabriu o aeroporto de Porto Príncipe para que aeronaves pesadas pudessem começar a trazer auxílio.
Ela prometeu assistência de longo prazo dos EUA ao debilitado governo haitiano. O Parlamento, o palácio presidencial e muitos prédios públicos desabaram, e não estava claro quantos parlamentares e autoridades sobreviveram. A principal prisão também ruiu, permitindo a fuga de criminosos perigosos.
"As autoridades que existiam antes do terremoto não são capazes de agir plenamente. Vamos tentar apoiá-las até que restabeleçam a autoridade", disse Hillary à CNN.
Ainda não havia sinais de operações de resgate organizadas para salvar pessoas soterradas, e os médicos no Haiti, o país mais pobre do Ocidente, estão mal equipados para tratar os feridos.
Tendas improvisadas estão espalhadas por todo lado, e os haitianos instalados em um acampamento informal abordaram um jornalista gritando "água, água" em várias línguas.
"Por favor, faça qualquer coisa que você puder, essa gente não tem água, comida ou remédios, ninguém está nos ajudando", disse Valery Louis, que organizou um dos acampamentos.
Grupos de mulheres que passam as noites nas ruas cantavam hinos religiosos na escuridão e rezavam pelos mortos. "Elas querem que Deus as ajude - todos nós queremos", disse Dermene Duma funcionária do hotel Villa Créole, que perdeu quatro parentes.
Choro e lamentações surgem cada vez que alguém morre, mas os tremores secundários interrompem o luto, fazendo com que as pessoas saiam correndo em pânico.
O epicentro do terremoto ocorreu a apenas 16 quilômetros de Porto Príncipe, cidade densamente povoada com 4 milhões de habitantes. Corpos jaziam por todos os lados da cidade montanhosa, e as pessoas tapam o nariz com panos por causa do odor da decomposição.
Uma caminhonete chegou levando cadáveres ao Hospital Geral da cidade, cujo diretor, Guy LaRoche, estima que haja 1.500 corpos amontoados no lado de fora do necrotério.

SACOS PARA CADÁVERES
A Cruz Vermelha Haitiana já não tem sacos para guardar os cadáveres, e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha disse que está enviando outros 3.000. O Brasil, que comanda a missão de paz da ONU no país, propôs a criação de um cemitério de emergência, e os EUA estão enviando equipes para os trabalhos funerários.
Com as mãos e com marretas, os haitianos escavam os escombros para tentar resgatar os sobreviventes.
Um estoniano de 35 anos, Tarmo Joveer, foi tirado na quinta-feira dos escombros do prédio da ONU, que tinha cinco andares. Ele disse a jornalistas que estava bem.
A ONU afirmou que pelo menos 36 integrantes da missão de paz, que tem 9.000 pessoas, morreram, e que ainda há muitos desaparecidos. O Brasil já confirmou a morte de 14 militares e também da médica Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, que fazia uma visita de trabalho ao país.
Também na quinta-feira, 14 hóspedes e funcionários foram retirados com vida do importante hotel Montana, que ficou praticamente destruído. O major chileno Rodrigo Vázquez, que dirigia a operação, estimou que ainda há outras 70 pessoas soterradas. "Isso é devastador," disse.
Nações de todo o mundo se mobilizam para enviar equipes de resgate, com cães farejadores, maquinário pesado, tendas, unidades de purificação de água, alimentos, médicos e equipes de telecomunicações.
Mas a distribuição da ajuda é complicada pela grande presença de entulho e carros destruídos nas ruas, e também pela paralisação das telecomunicações. Os escritórios de várias entidades humanitárias foram destruídos, e muitos funcionários estão mortos ou desaparecidos.
Os soldados da ONU na cidade parecem sobrecarregados pela enormidade da tarefa de recuperação pela frente. "Simplesmente não sabemos o que fazer," disse um militar chileno. "Você pode ver como o dano é terrível. Não conseguimos chegar a todas as áreas."
Muitos hospitais estão sem condições de uso, e os médicos fazem o possível para tratar membros esmagados, feridos e fraturas em instalações improvisadas, nas quais os suprimentos médicos são escassos.
A entidade Médicos Sem Fronteiras está enviando um hospital inflável com dois centros cirúrgicos, e vários países estão mandando hospitais de campo. Um navio-hospital da Marinha dos EUA, o Confort, também está voltando ao Haiti, onde já prestou atendimento à população depois das tempestades, inundações e deslizamentos de 2008.
(Reportagem adicional de Hugo Bachega, Carlos Barria, David Morgan, Joseph Guyler Delva, Stephanie Nebehay, Patrick Worsnip e Louis Charbonneau)
Ler Mais

Sobre o Haiti


A maldição branca - uma análise de Eduardo Galeano sobre o Haiti, primeiro país do mundo a abolir a escravidão 
A abolição britânica ocorreu em 1807, três anos depois da revolução haitiana, e resultou tão pouco convincente que em 1832 a Inglaterra teve de voltar a proibir a escravidão.
No primeiro dia deste ano a liberdade completou dois séculos de vida no mundo.
Ninguém se inteirou disso, ou quase ninguém. Poucos dias depois, o país do aniversário, Haiti, passou a ocupar algum espaço nos meios de comunicação; não pelo aniversário da liberdade universal, mas porque ali se desatou um banho de sangue que acabou derrubando o presidente Aristide.
O Haiti foi o primeiro país onde se aboliu a escravidão. Contudo, as enciclopédias mais conhecidas e quase todos os livros de escola atribuem à Inglaterra essa histórica honra. É verdade que certo dia o império que fora campeão mundial do tráfico negreiro mudou de idéia; mas a abolição britânica ocorreu em 1807, três anos depois da revolução haitiana, e resultou tão pouco convincente que em 1832 a Inglaterra teve de voltar a proibir a escravidão.
Nada tem de novo o menosprezo pelo Haiti. Há dois séculos, sofre desprezo e castigo. Thomas Jefferson, prócer da liberdade e dono de escravos, advertia que o Haiti dava o mau exemplo, e dizia que se deveria “confinar a peste nessa ilha”. Seu país o ouviu. Os Estados Unidos demoraram 60 anos para reconhecer diplomaticamente a mais livre das nações. Por outro lado, no Brasil chamava-se de haitianismo a desordem e a violência. Os donos dos braços negros se salvaram do haitianismo até 1888. Nesse ano o Brasil aboliu a escravidão. Foi o último país do mundo a fazê-lo.
O Haiti voltou a ser um país invisível, até a próxima carnificina. Enquanto esteve nas TVs e nas páginas dos jornais, no início deste ano, os meios de comunicação transmitiram confusão e violência e confirmaram que os haitianos nasceram para fazer bem o mal e para fazer mal o bem. Desde a revolução até hoje, o Haiti só foi capaz de oferecer tragédias. Era uma colônia próspera e feliz e agora é a nação mais pobre do hemisfério ocidental. As revoluções, concluíram alguns especialistas, levam ao abismo. E alguns disseram, e outros sugeriram, que a tendência haitiana ao fratricídio provém da selvagem herança da África. O mandato dos ancestrais. A maldição negra, que empurra para o crime e o caos.
Da maldição branca não se falou.
A Revolução Francesa havia eliminado a escravidão, mas Napoleão a ressuscitara:
- Qual foi o regime mais próspero para as colônias?
- O anterior.
- Pois, que seja restabelecido.
E, para substituir a escravidão no Haiti, enviou mais de 50 navios cheios de soldados. Os negros rebelados venceram a França e conquistaram a independência nacional e a libertação dos escravos.
Em 1804, herdaram uma terra arrasada pelas devastadoras plantações de cana-de-açúcar e um país queimado pela guerra feroz. E herdaram “a dívida francesa”. A França cobrou caro a humilhação imposta a Napoleão Bonaparte. Recém-nascido, o Haiti teve de se comprometer a pagar uma indenização gigantesca, pelo prejuízo causado ao se libertar. Essa expiação do pecado da liberdade lhe custou 150 milhões de francos-ouro. O novo país nasceu estrangulado por essa corda presa no pescoço: uma fortuna que atualmente equivaleria a US$ 21,7 bilhões ou a 44 orçamentos totais do Haiti atualmente. Muito mais de um século demorou para pagar a dívida, que os juros multiplicavam. Em 1938, por fim, houve e redenção final.
Nessa época, o Haiti já pertencia aos brancos dos Estados Unidos.
Em troca dessa dinheirama, a França reconheceu oficialmente a nova nação. Nenhum outro país a reconheceu. O Haiti nasceu condenado à solidão. Tampouco Simon Bolívar a reconheceu, embora lhe devesse tudo. Barcos, armas e soldados lhe foram dados pelo Haiti em 1816, quando Bolívar chegou à ilha, derrotado, e pediu apoio e ajuda. O Haiti lhe deu tudo, com a única condição de que libertasse os escravos, uma idéia que até então não lhe havia ocorrido. Depois, o herói venceu sua guerra de independência e expressou sua gratidão enviando a Port-au-Prince uma espada de presente. Sobre reconhecimento, nem uma palavra.
Na realidade, as colônias espanholas que passaram a ser países independentes continuavam tendo escravos, embora algumas também tivessem leis que os proibia. Bolívar decretou a sua em 1821, mas, na realidade, não se deu por inteirada. Trinta anos depois, em 1851, a Colômbia aboliu a escravidão, e a Venezuela em 1854.
Em 1915, os fuzileiros navais desembarcaram no Haiti. Ficaram 19 anos. A primeira coisa que fizeram foi ocupar a alfândega e o escritório de arrecadação de impostos. O exército de ocupação reteve o salário do presidente haitiano até que este assinasse a liquidação do Banco da Nação, que se converteu em sucursal do City Bank de Nova York. O presidente e todos os demais negros tinham a entrada proibida nos hotéis, restaurantes e clubes exclusivos do poder estrangeiro. Os ocupantes não se atreveram a restabelecer a escravidão, mas impuseram o trabalho forçado para as obras públicas.
E mataram muito. Não foi fácil apagar os fogos da resistência. O chefe guerrilheiro Charlemagne Péralte, pregado em cruz contra uma porta, foi exibido, para escárnio, em praça pública.
A missão civilizadora terminou em 1934. Os ocupantes se retiraram deixando no país uma Guarda Nacional, fabricada por eles, para exterminar qualquer possível assomo de democracia. O mesmo fizeram na Nicarágua e na República Dominicana. Algum tempo depois, Duvalier foi o equivalente haitiano de Somoza e Trujillo.
E, assim, de ditadura em ditadura, de promessa em traição, foram somando-se as desventuras e os anos. Aristide, o cura rebelde, chegou à presidência em 1991. Durou poucos meses. O governo dos Estados Unidos ajudou a derrubá-lo, o levou, o submeteu a tratamento e, uma vez reciclado, o devolveu, nos braços dos fuzileiros navais, à Presidência. E novamente ajudou a derrubá-lo, neste ano de 2004, e outra vez houve matança. E de novo os fuzileiros, que sempre regressam, como a gripe.
Entretanto, os especialistas internacionais são muito mais devastadores do que as tropas invasoras. País submisso às ordens do Banco Mundial e do Fundo Monetário, o Haiti havia obedecido suas instruções sem pestanejar. Eles o pagaram negando-lhe o pão e o sal.
Teve seus créditos congelados, apesar de ter desmantelado o Estado e liquidado todas as tarifas alfandegárias e subsídios que protegiam a produção nacional. Os camponeses plantadores de arroz, que eram a maioria, se converteram em mendigos ou emigrantes em balsas. Muitos foram e continuam indo parar nas profundezas do Mar do Caribe, mas esses náufragos não são cubanos e raras vezes aparecem nos jornais.
Agora, o Haiti importa todo seu arroz dos Estados Unidos, onde os especialistas internacionais, que é um pessoal bastante distraído, se esquecem de proibir as tarifas alfandegárias e os subsídios que protegem a produção nacional.
Na fronteira onde termina a República Dominicana e começa o Haiti, há um cartaz que adverte: o mau passo.
Do outro lado está o inferno negro. Sangue e fome, miséria, pestes…
Nesse inferno tão temido, todos são escultores. Os haitianos têm o costume de recolher latas e ferro velho e, com antiga maestria, recortando e martelando, suas mãos criam maravilhas que são oferecidas nos mercados populares.
O Haiti é um país jogado no lixo, por eterno castigo à sua dignidade. Ali jaz, como se fosse sucata. Espera as mãos de sua gente.
_________________________________________________________________
Eduardo Galeano é escritor e jornalista uruguaio, autor de "As Veias Abertas da América Latina" e "Memórias do Fogo"
Ler Mais
 
Bruno Fernandes | by TNB ©2010