1 2 3 4

A Honra na vida de um líder. Uma Reflexao Biblica do Reverendo Claudio Costa. Pastor titular da Igreja Metodista em Cem Braças- Búzios


A Honra na vida de um líder
1 Sm 2:30.

Quando falamos ou pensamos em honra, pensamos logo em respeito, estima, reverencia, conferir apreço pelas virtudes, atos ou talento de alguém.  Pois o significado da palavra HONRA segundo o dicionário é: demonstração de respeito, enobrecer, prestar veneração, distinções honoríficas, entre outras definições. Ou seja, honrar alguém é reconhecer a importância do outro, assim como ser uma pessoa de honra é ser uma pessoa digna, confiável, uma pessoa na qual o seu valor é reconhecido.
- A honra é muito importante na vida do ser humano, pois não é somente questão de qualidade, de personalidade ou caráter da pessoa, mas de princípios, principalmente na vida de um líder.
- Mas para entendermos melhor essa importância, precisamos entender alguns pontos importantes:
1)      Líder / Liderança
- Precisamos em primeiro lugar entender o que é ser líder. O que é liderança.
Líder - Pessoa que exerce influência sobre o comportamento, pensamento ou opinião dos outros. Este é o conceito de líder.  
- Então, Liderança não é mandar em alguém, mas é alcançar resultados através das pessoas, com as pessoas, para as pessoas, nas pessoas.  A liderança é o esforço de exercer conscientemente uma influência especial dentro de um grupo no sentido de levá-lo a atingir metas de permanente beneficio que atendam as necessidades reais do grupo.
- Existem muitas maneiras de exercer liderança, mas há dois tipos de liderança que pode fazer toda uma diferença: a autoritária e a servidora.
* A liderança autoritária pauta pelo autoritarismo, pelo poder que se tem nas mãos. Esse tipo de liderança traz resultados porque os liderados temem em desobedecer, em desapontar o líder por causa da conseqüência que este ato pode acarretar. Ex: Militarismo, onde  se o subordinado desobedecer a uma ordem de seu superior, este pode ser detido ou até mesmo preso. 
- O medo leva a pessoa a seguir o líder, mas quando esta pessoa se sentir livre, ou seja, não tiver mais obrigação de respeitar e seguir as ordens deste líder, ele deixa de ser liderado, ou seja, o líder perde toda a influência sobre esta pessoa.
* A liderança servidora é pautada pela influência, ela é conquistada e não imposta. Ela é revestida de autoridade, mas esta autoridade não é fundamentada no poder, mas na conquista, na confiança, no respeito, no amor. Na liderança servidora o liderado não segue o líder por causa do temor (medo),  do poder que este tem nas mãos, mas o segue porque acredita, porque ama, porque o tem como exemplo, como referência a ser seguido.
* Quem escolhe qual tipo de liderança vai exercer somos nós, uma liderança imposta ou uma liderança conquistada. Deus nos chama para sermos líderes de excelência, para sermos bem sucedidos, seja na área familiar, profissional, na ministerial, financeira ou em qualquer outra área.
- A liderança cristã jamais pode ser uma liderança autoritária, imposta, pois Cristianismo não é imposição, ninguém é obrigado a seguir a Cristo, ninguém é obrigado a ser Cristão. Jesus em momento nenhum do seu ministério obrigou ou impôs a ninguém a segui-lo.
- Precisamos entender que o cristianismo é baseado em relacionamentos, primeiramente com Deus e conseqüentemente com o próximo e este relacionamento não pode ser baseado em oposição, mas em amor. Mt 22:37-39 Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.”
- A liderança cristã é uma liderança que se dá através de relacionamentos e gerada através da influencia, ou seja, uma liderança servidora. Jesus não impôs nem obrigou a ninguém a segui-lo, mas por causa da sua influência, através das suas atitudes e palavras, multidões o seguiam e o segue.
* Que tipo de líder você é? Qual o seu tipo de liderança?
2) Honra
- Segundo ponto que precisamos entender é que a honra, diferentemente da autoridade, não pode ser imposta, nem comprada, mas conquistada, gerada.
- A palavra grega para honra significa reverenciar, estimar e valorizar.
- A verdadeira honra não se é dada e nem adquirida pela imposição, obrigação ou necessidade, também não é comprada, emprestada, nem adquirida, mas a verdadeira honra é gerada. E o que gera honra é atitude de honra.
- A Honra na vida do ser humano é um principio fundamental, que jamais poderia ser quebrado, pois a atitude de honra traz resultados, consequências tremendas que fazem à diferença na vida do homem e da mulher de Deus (principalmente de um líder). Assim também a atitude de desonra, gera consequências desastrosas na vida do ser humano, ou seja, seu cumprimento gera bênçãos, mas a sua quebra gera maldiçoes.
- Deus não chama ninguém para ser desonrado, mas para honrá-lo. Deus é um Deus de honra! Tem prazer em honrar o ser humano. Desde o início Deus tem honrado o homem. Na criação o homem foi à única criatura que foi criada a imagem e semelhança de Deus.
- Deus tem chamado homens e mulheres para serem lideres de honra, assim foi com o Sacerdote Eli e com toda a sua casa. Assim é com você! Deus te chamou para ser um líder de honra!
·        Sacerdote Eli
- O sacerdote Eli era o sumo Sacerdote e juiz de Israel, tinha dois filhos, Hofni e Finéias, qual também eram sacerdotes. Como sacerdotes eram os lideres espirituais do povo de Israel.
- Eram eles os responsáveis de levar o povo a adoração e a presença de Deus. Eram os responsáveis pelo altar.
- Havia uma promessa, uma palavra profética da parte de Deus sobre a família do sacerdote Eli, que estariam para sempre na presença de Deus.
- No texto base (1Sm 2:30) Deus fala ao Sumo Sacerdote Eli, que por causa da desonra ao altar, Ele o Senhor estava sendo desonrado e por isso a casa do Sacerdote seria desprezada, a palavra profética não seria cumprida, ou seja, a família de Eli estava gerando desonra sobre ela.
- Todo líder foi e é chamado por Deus para honra, mas toda vez que um líder quebra o principio da honra ele desonra o altar!
Os filhos de Eli, sacerdotes, líderes, estavam desonrando o altar através das suas atitudes, para com seu pai, para com o povo, para com a lei, para com Deus.
* Líderes as suas atitudes vão determinar a honra ou a desonra do altar.   
·        Atitudes para com o pai ( família)
- Os filhos de Eli quebraram o principio da honra aos pais, ao não respeitar, ao não zelar pelos ensinamentos e imagem do seu pai, eles quebram o mandamento (Ex 20:12 “honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias sobre a terra que o senhor teu Deus te dá.”) Toda quebra de mandamento, toda quebra de princípios é uma porta para maldição e derrota.
- A honra aos pais é o principio da honra à autoridade. Ao desobedecer ao pai, os filhos de Eli desonra a autoridade. Toda vez que a autoridade estabelecida por Deus é desonrada, a desonra chega a Deus. Toda vez que um líder desonra a autoridade estabelecida sobre ele, ele desonra o altar, desonra a Deus! Sua atitude é de rebeldia, pois peca contra a autoridade de Deus. Perde o direito a promessa.
- O principio da honra aos pais é fundamental, é importantíssimo, pois é a honra em família.
- A honra em família é o principio da honra na vida de um líder! Pois um líder de honra é aquele que sabe honrar em primeiro lugar a sua família, aquele que honra seu cônjuge, seus filhos, seus irmãos e principalmente seus pais.
- Não tem como um líder honrar o altar e ao mesmo tempo esta desonrando a família. Pois toda vez que um líder desonra sua família, ele desonra a si mesmo, toda vez que desonra a si mesmo, desonra o chamado, toda vez que desonra o chamado, desonra o altar.
- A promessa é clara, para que se prolongue o tempo na terra na qual Deus nos dá é preciso honrar a família, é preciso honrar a autoridade ( Ex 20:12). Qual é a terra que Deus te teu? Qual é a terra que Deus esta te dandoA terra que Deus te teu é o local onde de colocou ou esta de colocando! O tempo de permanência nesta terra, ou nesta posição depende de você.
- Líder você precisa entender que a promessa de Deus, que a palavra profética não esta somente sobre sua vida, mas sobre toda sua família. Deus quer honrar a você e toda sua família!
·        Atitudes para com o povo (discípulos)
- Os filhos de Eli desonraram o povo de Israel. Povo este que vinham a cidade de Silo para sacrificar, ofertar ao Senhor, mas estes sacerdotes, líderes, defraudavam, roubavam as ofertas e os sacrifícios do povo, ou seja, não respeitavam o povo, além de se prostituir com as mulheres que serviam na tenda da congregação.
- Todo líder precisa saber que para ser honrado pelo seu povo, precisa honrar este povo. Honra gera honra.
- O líder que não respeita, que não zela, que não protege, que não ama seus discípulos (povo), desonra seu chamado.
- As suas atitudes para com os seus liderados vai determinar o nível de honra da sua liderança.
·        Atitudes para com a lei
- Os filhos de Eli, sacerdotes, líderes, não guardavam lei dos sacrifícios e das ofertas, mas a defraudavam.
- Toda vez que um líder não guarda os mandamentos, desonra o chamado.
- O líder que não zela, que não guarda os mandamentos não tem comunhão com o Senhor, o seu relacionamento é superficial. Jesus em Jo14:21 e 23 diz claramente que aquele que não guarda os mandamentos não o ama. Se não o ama não tem relacionamento intimo.
- Todo líder precisa entender que o guardar dos mandamentos é a chave, o segredo, a porta, o caminho para: a prosperidade (Js 1:8), para a benção (Dt 28:8,9), para a intimidade com o Senhor (Jo 14:23c), para a salvação (Mt 19:17).
- Todo líder também precisa entender que a defraudação dos mandamentos é quebra de princípios e gera maldição (Dt 28:15).
- Todo líder precisa apresentar-se a Deus aprovado, precisa manejar bem a palavra da verdade. Mas como manejá-la bem se não a conhecer, como conhecer se não guardá-la.
- Você líder tem guardado os mandamentos do Senhor em toda sua vida?
- Qual o nível de relacionamento que você tem com Deus? Íntimo ou superficial?
* Os filhos de Eli, sacerdotes, líderes, desonraram o altar, porque não guardaram os mandamentos, a lei.
·        Atitudes para com Deus
- A família de Eli era responsável pelo altar do Senhor, era eles que levavam o povo a intimidade, a adoração ao Senhor. Eram aqueles que deveriam ser os mais íntimos do Senhor. Mas era os que desonravam ao Senhor.
- Ao desonrar seu pai, os filhos de Eli estavam desonrando a Deus. Ao desrespeitar o povo, desonravam a Deus. Ao quebrar os princípios da lei e não guardar os mandamentos desonravam o altar, e conseqüentemente desonravam a Deus.
- Deus deixa bem claro que aqueles que o honram será honrado, mas aqueles que o desprezam serão desmerecidos, desonrados.
- Deus é um Deus de honra, um Deus que zela pela honra. Deus deseja ser honrado, pois deseja honrar. A honra de Deus é de maneira abundante (Pv 3:9,10).
- Deus quer derramar abundancia sobre sua vida, sobre sua terra, sobre seu ministério!
- Deus te chama a ser um líder de honra, pois te chamou para ser sinalizador da benção, da unção, da prosperidade, da salvação e do seu Reino! 
·        Conclusão
- Nesta tarde somente você pode decidir em ser um líder de honra ou de desonra.
- Não é o seu pastor quem decidi, mas você. Honrar o altar ou desonrar o altar?
Ler Mais

O COMPROMISSO MISSIONÁRIO DE CADA CRENTE


O COMPROMISSO MISSIONÁRIO DE CADA CRENTE

Pb. Wagner S. gonçalves
 
A ideia de compromisso missionário que foi construída recentemente, em muitos aspectos não reflete o compromisso exposto pela escritura.
A ação missionária é segundo a bíblia uma prática natural e estendida a todos os discípulos do SENHOR JESUS.
Quando lemos as palavras do SENHOR aos seus discípulos na ocasião da grande comissão, compreendemos que o SENHOR designou a todos aqueles que ali estavam a tarefa de assumirem um estilo de vida que fosse organicamente missionário.
Leia com atenção o que ELE diz: ”Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”. (Mateus 28:19-20.)
O primeiro ensino desse texto trata do evangelho sem fronteiras, O SENHOR nos envia a todas as nações, a graça salvadora do SENHOR JESUS não é uma exclusividade genealógica, antes o amor de DEUS, é universal , em João 3:16, essa verdade é declarada: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
A segunda verdade clássica da grande comissão é que o fazer discípulos de todas as nações significa conceder conteúdo. O SENHOR nos desafia a transferir a outros os seus ensinos. Isso demonstra que o compromisso missionário dos discípulos incluia a capacidade de multiplicar o ensino como elemento transfomador da vida e capaz de gerar uma mudança de atitude e mudança de caráter, observe o texto quando diz: ”ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado“.
Compromisso missionário é a consciência clara de que somos discípulos para fazer discípulos sem fronteiras, e que devemos ensinar a guardar o que o SENHOR JESUS, nos ensina em sua palavra.Compromisso missionário é um chamado para TODOS os que creem, e não somente daqueles que são enviados.Compromisso missionário é o envolvimento completo de nossos bens, recursos, pensamentos, e ações com o objetivo definido de viver para compartilhar a graça salvadora do SENHOR JESUS, com todos aqueles que encontramos na estrada da vida!

“Não é tolo aquele que abre mão do que não pode reter para ganhar o que não pode perder”. Jim Elliot
Ler Mais

A primeira impressão é que fica... Será ? Para mim, A primeria impressão é Passageira


Texto. I Rs. 17. 8-16.
Introdução. Mais uma vez Elias é colocado à prova. Ele precisa passar por mais um teste. Ele está em SEREPTA, lugar de FUNDIÇÃO, de REFINAMENTO. Deus treina e capacita Elias neste lugar,,
Quando tudo parecia improvável, quando tudo parecia que ia de mal a pior, Deus traz graça, e Elias é sustentado, antes do fim da sua jornada. A seguir tentaremos esboçar alguns passos  neste processo, no qual Elias está envolvido.
1. Sarepta. Lugar de Treinamento. Fundição e refinamento. Lugar da manifestação sobrenatural
• Deus deseja extrair o melhor de você. Deus usa contextos diversos.
• A obediência sempre nos levara a grande conquista. Não fugir dos planos.

2. O que para nós pode parecer o fim, para Deus é um grande começo de o seu agir em nós.
• Não se desanime por causa da primeira impressão. Tudo se faz novo. Lembre. A Primeira Impressao é Passageira.

3. A viúva e o seu contexto de vida refletem uma igreja que não Sonha e que não crer. V-12.
• Nada tenho cozido: Ou seja, não tenho nada guardado. A igreja deve guardar a fé a palavra os mandamentos. Atualizar a teologia.
• Um punhado de farinha. O que ela tinha era O necessário para o milagre.
• Um pouco de Azeite. O azeite representa ha unção. Aonde a unção a o mover de Deus.

4. A voz de Deus muda contextos.
• Não temas. Encorajamento
• A palavra Profética. Muda situações.
• Não importa se o ano acabou não importa se é tempo de Crise..
• O que importa e vivermos debaixo de uma promessa. Com foco, com um Sonho.

5. A viúva e sua resposta.
• Ela muda sua mentalidade e crer. Anda firme mente renovada.
• A Provisão só acontece em que acredita. Na vida de quem age em prol do milagre
• Seu sim para Deus, tira a morte da sua casa e traz a vida.

6. O que Deus realiza é para fazer a diferença V-16.
• Não acabou a provisão. Jeová Jire. Esta sempre presente.
• A farinha e Azeites se multiplicaram. Fidelidade de um Deus de Aliança.
• Deus honra a fé depositada na sua palavra.

* Conclusão:
1. Elias recebe a palavra do Senhor.
2. Ele tem uma direção e uma missão.
3. Deus já havia dito o que aconteceria.
4. Na porta da cidade as coisas já acontecem
5. A mulher apanhava lenha. ( necessidade dela X necessidade de Elias.)
6. Ele tem dois pedidos. Água e pão.
7. Água ela ainda tem... Mas pão somente para uma refeição. È o seu ultimo suspiro.
8. O que ela tinha> Um punhado de farinha. E um pouco de azeite.
9. Para ela pouco, mas para Deus o suficiente para um milagre.
10. Para ela um resto.
11. Para Deus o necessário.. Ela não considerava a provisão.
12. Para esta mulher o tempo tinha terminado, já não havia outra possibilidade se não a morte.
13. Sua mentalidade é de sofrimento e lamentação.
14. Elias libera uma palavra de autoridade. Não temas.
15. Ele libera uma palavra de encorajamento. Vai e faze o que disseste.
16. Porem faça primeiro para mim.
17. Toda benção é precedida da obediência.
18. V-14. Declaração da Provisão de Deus. Declaração da vitória.
19. È importante destacar que ela creu na promessa e agiu conforme sua fé.
20. A benção é manifestada justamente aonde ela é declarada. V-16.

Abração de fé.  
Ler Mais

Em tempo de choro e lamento- Bispo Paulo Lockmann


Em tempo de choro e lamento
Bispo Paulo Lockmann
Disseram-me: Os restantes, que não foram levados para o exílio e se acham
lá na província, estão em grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém
estão derribados, e as suas portas, queimadas. Tendo eu ouvido estas
palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive
jejuando e orando perante o Deus dos céus. (Ne 1.3-4).


1) Em tempo de chorar.
Sempre que leio estes versos de Neemias, sinto também uma desolação. Isso porque fico tomado pela tristeza que o homem de Deus sentiu por seu povo, por sua nação, por sua cidade: Jerusalém.

O quadro descrito por Hanani a Neemias era: o povo está na miséria e depressão, os muros de Jerusalém estão derrubados e suas portas queimadas. Todas as memórias que recebera de seu povo, sua cidade, dos tempos bons, é jogada por terra diante das últimas notícias.
Fomos todos tomados de tal desolação com o impacto que a tragédia da enchente e avalanche na região serrana do Rio de Janeiro nos trouxe. Ao percorrer a maior parte das áreas afetadas, fui tomado deste sentimento de Neemias, e chorei. Ao saber da morte do irmão Dario e sua esposa, fundadores da igreja de Cuiabá, ao sentar e ouvir da Luciana, secretária da Escola de Missões, de como morreram seu pai e sua mãe nesta tragédia, fui tomado de profunda tristeza e choro. Estes tantos outros relatos que ouvi como a descrição do Pr. Márcio, da 5ª RE, de como perdeu seu filho, e como foi difícil encontrar o corpo do menino. Diante de tudo isso, em meio a tanta dor e sofrimento, ouvi destas e de tantas outras pessoas que perderam muito ou tudo, palavras de coragem e fé, fui transmitir consolação e fui consolado com elas.
Nossos esforços têm sido em diminuir a dor e as perdas destas pessoas. Registro aqui a solidariedade dos metodistas, de todo o Brasil, e já muitos do exterior. Dos EUA à Coreia, há manifestações e ajudas para a reconstrução.
2) Encontrando Deus em momento de trevas e de dor.
Tenho aprendido muito sobre como enfrentar momentos de total ausência de perspectivas e/ou muita dor, primeiro com a Palavra de Deus.

[Ao mestre de canto. Salmo de Davi] Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SENHOR. (Sl 40.1-3).
Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações,
sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.
Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e 
íntegros, em nada deficientes. (Tg 1.2-4).



Mas também com diversos autores cristãos. Kathryn Kuhlmann, em um dos seus livros, ensina: “A vida pode triturar o ser humano e fazê-lo brilhar, tudo depende do material de que este ser humano é feito. Todo homem ou mulher pode fazer que qualquer calamidade em sua vida seja transformada para a glória de Deus e redunde para o seu bem, e isso vai depender da sua atitude em relação a essa calamidade. Certamente, todos temos problemas, todos temos nossas aflições, todos temos prisões de diversos tipos. Algumas vezes, é difícil encontrar graça em nossas prisões, mas Deus lhe dará essa graça. Ele lhe dará força. Tudo que é necessário o que precisa ser feito é pedi-la ” (Kuhlmann, K - O melhor de Kathryn Kuhlmann. São Paulo: The Way Books, 2006.)

A Igreja Primitiva experimentou devastação trazida pela perseguição. A História da Igreja é uma história de muitas vitórias, mas todas acompanhadas de muitas lágrimas. Não dá para acompanhar a caminhada do povo de Deus, sem nos defrontarmos com as lágrimas e dor que vivenciamos neste momento, afinal foi Jesus quem advertiu:
Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo,
Passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. (Jo.16.33).

3) Nosso ministério de consolação, reconstrução e esperança.
Retorno ao testemunho de Neemias. Ele não se limitou a chorar a sorte de seu povo, antes se sentiu chamado:

1) A ir aonde o povo sofrido estava.
Disse-me o rei: Que me pedes agora? Então, orei ao Deus dos céus 
e disse ao rei: se é do agrado do rei, e se o teu servo acha mercê 
em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos
sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.(Ne 2.4-5).

2) Avaliou a situação em que estavam e o estado da cidade.
Cheguei a Jerusalém, onde estive três dias. Então, à noite, me levantei, e uns poucos
homens, comigo; não declarei a ninguém o que o meu Deus me pusera no coração
para eu fazer em Jerusalém. Não havia comigo animal algum, senão o que eu 
montava. De noite, saí pela Porta do Vale, para o lado da Fonte do Dragão e
para a Porta do Monturo e contemplei os muros de Jerusalém, que estavam
assolados, cujas portas tinham sido consumidas pelo fogo. Passei à Porta
da Fonte e ao açude do rei; mas não havia lugar por onde passasse o
animal que eu montava. Subi à noite pelo ribeiro e contemplei ainda 
os muros;voltei, entrei pela Porta do Vale e tornei para casa. (Ne 2.11-15).

3) E se dispôs a reconstruir.
Então, lhes disse: Estais vendo a miséria em que estamos, Jerusalém 
assolada,e as suas portas, queimadas; vinde, pois, reedifiquemos os
muros de Jerusalém e deixemos de ser opróbrio. E lhes declarei como 
a boa mão do meu Deus estivera comigo e também as palavras que o
rei me falara. Então, disseram: Disponhamo-nos e edifiquemos. 
E fortaleceram as mãos para a boa obra. (Ne 2. 17-18).

Sim, nossa disposição deve ser a mesma de Neemias, contagiar o povo, Deus não nos quer deprimidos, mas confiando nEle, orando e pondo as mãos à obra, porque a “boa mão de Deus vai estar conosco”.
Davi nos dá uma lição de fé e coragem num momento como este. Lembram? Os filisteus oprimiam e humilhavam o povo de Israel. Tinham o maior guerreiro do mundo, a ponto de os grandes guerreiros de Israel se intimidarem, tendo medo de enfrentar Golias e seu exército. Mas Davi acreditava tão profundamente no poder de Deus, que um gigante não podia intimidá-lo. Davi caminhou em direção a Golias, em nome do Senhor dos Exércitos. E o Senhor lhe deu vitória. Os efeitos da tragédia são o nosso grande Golias, mas, novamente, o povo de Deus que crê Senhor dos céus e da terra, unido no amor e compromisso com Jesus Cristo e os que sofrem, vai vencer.
Ler Mais
 
Bruno Fernandes | by TNB ©2010