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As razões dos não-dizimistas

1As razões dos não-dizimistas

A doutrina do dízimo é inaceitável para aqueles que ainda não tiveram uma experiência pessoal com Jesus Cristo. Isto porque não foram ainda marcados pela consciência da causa de Deus nem pela prioridade do Seu Reino.
No Novo Testamento a palavra DÍZIMO aparece 9 vezes e ligadas a duas situações:

1) Mt 23.23 = Partindo dos lábios de Jesus em relação aos fariseus. Jesus aqui reafirma a necessidade do dízimo, ao mesmo tempo que denuncia sua prática como demonstração de piedade exterior (Lc 18.12) – “Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho.” Também Jesus denuncia a prática do dízimo como substituição de valores do Reino tais quais: justiça, misericórdia e fé (Lc 11.42).

2) Hb 7. 1-10 = Eis as lições desse texto: a) O Pai da fé deu dízimo de tudo – v. 2; b) O pai da fé deu o dízimo do melhor – v. 4; c) A entrega dos dízimos se deu não por pressão da lei, uma vez que o povo israelita ainda não existia e, portanto, muito menos a lei judaica – v. 6; d) Hebreus nos faz perceber e reconhecer a superioridade do valor do dízimo que é dado a Cristo (imortal) em relação ao dado aos sacerdotes (mortais) – v. 8; e) O autor destaca que os que administram os dízimos também devem ser dizimistas – v. 9.
Ser ou não ser dizimista é uma questão de acreditarmos na causa que abraçamos, na “pérola que encontramos.”
Hoje muitos crentes não são fiéis a Deus na entrega dos dízimos. Para justificar esta atitude criam vários justificativas e desculpas. Se dependessem deles a igreja fecharia as portas. Não existiria templos, nem pastores, nem missionários, nem bíblias distribuídas, nem assistência social.
Eis as justificativas clássicas dos não-dizimistas:

I. JUSTIFICATIVA TEOLÓGICA
Ah, eu não sou dizimista, porque DÍZIMO é da lei. E eu não estou debaixo da lei, mas sim da graça.
Sim! O dízimo é da lei, é antes da lei e é depois da lei. Ele foi sancionado por Cristo. Se é a graça que domina a nossa vida, porque ficamos sempre aquém da lei? Será que a graça não nos motiva a ir além da lei?
Veja: a lei dizia: Não matarás = EU PORÉM VOS DIGO AQUELE QUE ODIAR É RÉU DE JUÍZO
a lei dizia: Não adulterarás = EU PORÉM VOS DIGO QUALQUER QUE OLHAR COM INTENÇÃO IMPURA…
a lei dizia: Olho por olho, dente por dente = EU PORÉM VOS DIGO: SE ALGUÉM TE FERIR A FACE DIREITA, DÁ-LHE TAMBÉM A ESQUERDA.
A graça vai além da lei: porque só nesta questão do dízimo, ela ficaria aquém da lei? Esta, portanto, é uma justificativa infundada.
Mt 23.23 = justiça, misericórdia e fé também são da lei. Se você está desobrigado em relação ao dízimo por ser da lei, então você também está em relação a estas virtudes.

II. JUSTIFICATIVA SENTIMENTAL
Muitos dizem: A bíblia diz em II Co 9.7 “Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria” = espontânea e com alegria.
Só que este texto não fala de dízimo e sim de oferta. Dízimo é dívida. Não pagar dízimo é roubar de Deus.
Perguntamos também: O que estará acontecendo em nosso coração que não permite que não tenhamos alegria em dizimar? Em sustentar a Causa que abraçamos e defendemos?

III. JUSTIFICATIVA FINANCEIRA
“O que eu ganho não sobra ou mal dá para o meu sustento.
1) O dízimo não é sobra = Dízimo é primícias. “Honra ao Senhor com as primícias da tua renda.” Deus não é Deus de sobras, de restos. Ele exige o primeiro e o melhor.
2) Contribua conforme a tua renda para que a tua renda não seja conforme a tua contribuição = Deus é fiel. Ele jamais fez uma exigência que não pudéssemos cumprir. Ele disse que abriria as janelas dos céus e nos daria bênçãos sem medidas se fôssemos fiéis. Ele nos ordenou a fazer prova Dele nesta área. Ele promete abrir as janelas do céu! Ele promete repreender o devorador por nossa causa.
3) Se não formos fiéis, Deus não deixa sobrar = Ageu diz que o infiel recebe salário e o coloca num saco furado. Vaza tudo. Foge entre os dedos. Quando somos infiéis fechamos as janelas dos céu com as nossas próprias mãos e espalhamos o devorador sobre os nossos próprios bens.

IV. JUSTIFICATIVA ASSISTENCIAL
“Prefiro dar meu dízimo aos pobres. Prefiro eu mesmo administrar meu dízimo.
“ A Bíblia não nos autoriza a administrar por nossa conta os dízimos que são do Senhor. O dízimo não é nosso. Ele não nos pertence. Não temos o direito nem a permissão nem para retê-lo nem para administrá-lo.
A ordem é: TRAZEI TODOS OS DÍZIMOS À CASA DO TESOURO PARA QUE HAJA MANTIMENTO NA MINHA CASA. A casa do Tesouro é a congregação onde assistimos e somos alimentados.
Mas será que damos realmente os “nossos” dízimos aos pobres? Com que regularidade? Será uma boa atitude fazer caridade com a parte que não nos pertence?

V. JUSTIFICATIVA POLÍTICA
“Eu não entrego mais os meus dízimos, porque eles não estão sendo bem administrados.”
Não cabe a nós determinar e administrar do nosso jeito o dízimo do Senhor que entregamos. Se os dízimos não estão sendo bem administrados, os administradores darão conta a Deus. Não cabe a nós julgá-los mas sim Deus é quem julga. Cabe a nós sermos fiéis.
Não será também que esta atitude seja aquela do menino briguento, dono da bola, que a coloca debaixo do braço sempre que as coisas não ocorrem do seu jeito?
Deus mandou que eu trouxesse os dízimos, mas não me nomeou fiscal do dízimo.

VI. JUSTIFICATIVA MÍOPE
“A igreja é rica e não precisa do meu dízimo.”
Temos conhecimento das necessidades da igreja? Temos visão das possibilidades de investimento em prol do avanço da obra? Estamos com essa visão míope, estrábica, amarrando o avanço da obra de Deus, limitando a expansão do Evangelho?
AINDA, não entregamos o dízimo para a igreja. O dízimo não é da igreja. É DO SENHOR. Entregamo-lo ao Deus que é dono de todo ouro e de toda prata. Ele é rico. Ele não precisa de nada, mas exige fidelidade. Essa desculpa é a máscara da infidelidade.

VII. JUSTIFICATIVA CONTÁBIL
“Não tenho salário fixo e não sei o quanto ganho.”
Será que admitimos que somos maus administradores dos nossos recursos? Como sabemos se o nosso dinheiro dará para cobrir as despesas de casa no final do mês?
Não sabendo o valor exato do salário, será que o nosso dízimo é maior ou menor do que a estimativa? Porque ficamos sempre aquém da estimativa? Será auto-proteção? Será desinteresse?

VIII. JUSTIFICATIVA ECLESIOLÓGICA
“Não sou membro da igreja”
Acreditamos mesmo que os nossos deveres de cristãos iniciam-se com o Batismo e a Profissão de Fé ou com a inclusão do nosso nome num rol de membros?
Não será incoerência defendermos que os privilégios começam quando aceitamos a Cristo: (o perdão, a vida eterna) e os deveres só depois que nos tornamos membros da igreja? Somos menos responsáveis pelo crescimento do Reino de Deus só porque não somos membros da igreja?

CONCLUSÃO
É hora de abandonarmos nossas evasivas. É hora de darmos um basta às nossas desculpas infundadas. É hora de pararmos de tentar enganar a nós mesmos e convencer a Deus com as nossas justificativas.
É hora de sermos fiéis ao Deus fiel. É hora de sabermos que tudo é de Deus: nossa casa, nosso carro, nossas roupas, nossas jóias, nossos bens, nossa vida, nossa saúde, nossa família. TUDO É DELE. Somos apenas mordomos, administradores. Mordomos e não donos. Deus quer de nós obediência e não desculpas. Fidelidade e não evasivas.
Que atitude vamos tomar? Nosso coração está onde está o nosso tesouro. Se buscarmos em primeiro lugar o Reino de Deus, não vamos ter problemas com o dízimo. Amém.

Rev. Hernandes Dias Lopes.
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JONAS E CADA UM DE NÓS.

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JONAS E CADA UM DE NÓS (II) -- Oswaldo Jacob)

Jonas 1.1-17
 Introdução:  
a) Temos a mesma tendência de Jonas, profeta de Deus. Quantas vezes desobedientes! 
b) O capitulo 1 mostra o chamado, a fuga do profeta culminando com  o tratamento de Deus. Deus tem prazer quando somos, à semelhança de Seu Filho, obedientes. 
c) Mas Jonas começou a cair quando decidiu mudar de rumo, de direção.
d) Há três lições básicas que precisamos aprender com o texto.
1. O PROFETA RECEBE A MISSÃO, INCUMBÊNCIA DA PARTE DE DEUS DE IR E ANUNCIAR A SUA PALAVRA AOS NINIVITAS, vv.1,2.
1.1. Ordem não é para ser discutida, mas cumprida, obedecida. Nós não somos voluntários. Vocês já viram escravos voluntários?
1.2. Jonas ouviu a Palavra do Senhor. O que significa ouvir? Qual é a diferença para escutar? O desafio é ouvir – atenção, reflexão e ação.  
1.3. A ordem foi muito clara (v.2). Deus ouve, vê e age. O nosso Deus não é letárgico, acomodado, preguiçoso, insensível. Ele trabalha para aqueles que nEle esperam. 
2. O PROFETA DESOBEDECE E FOGE DA PRESENÇA DO SENHOR E VAI PARA UMA CIDADE NA ESPANHA, v.3.
2.1. O homem é especialista em fuga: de si, do próximo e de Deus. Ele sempre arruma justificativas para fugir. 
2.2. A passagem para outro lugar é mais cômoda. É a passagem para longe da vontade de Deus. A passagem para fazer a sua vontade. É a passagem de uma embarcação confortável, do seu próprio ego centralizado. . 
2.3. Paulo nos diz que Demas o abandonou amando o presente século (2 Tm 4.10). Muitos membros de igreja estão amando mais o mundo. Em vez da Igreja invadir o mundo com a mensagem do evangelho, é o mundo que está invadindo a igreja com todo seu sistema escravizador.  
 
3. O PROFETA É DISCIPLINADO (TRATADO, CORRIGIDO) PELO SENHOR, vv.4-17. 
3.1. O Senhor sempre tem os Seus caminhos, as Suas estratégias para fazer valer a Sua vontade; Ele envia uma fortíssima tempestade. Deus corrige aos que Ele ama (Hb 12.5-8). Ele nos corrige para nos colocar no rumo certo. 
3.2. Precisamos traçar aqui os caminhos de Jonas e de Paulo e as duas tempestades. Enquanto Paulo estava no navio por causa do evangelho, Jonas estava no navio por causa da sua fuga, dos seus caprichos. 
3.3. Podemos ver no verso 5 o contraste entre Jonas e os marinheiros no barco. É mais fácil estar no porão da insensibilidade, da inércia, do sono profundo. 
3.4. O profeta leva uma repreensão do capitão do navio (v.6). Há um componente religioso aqui. 
3.5. No verso 7, Deus manifesta claramente a Sua vontade quanto à fuga do profeta por meio de uma espécie de sorteio. Deus é sempre Soberano. 
3.6. Jonas é confrontado (v.8). Nos versos 9 a 14 há uma luta muito grande. Eles queriam evitar jogar Jonas no mar. O próprio Jonas, porém, confessou e pediu que o jogassem no mar (vv.12,15). O profeta teve uma consciência muito forte da justiça e do juízo de Deus.  
3.7. Houve um grande temor entre os homens (v.16). Onde Deus se manifesta sempre há reações de temor e quebrantamento. 
3.8. Jonas foi engolido por um grande peixe e lá ficou três dias e três noite no seu ventre (v.17). Aqui temos o sinal do profeta Jonas citado por Jesus em Mateus 12.38-41. Jesus faz uma aplicação fantástica aqui. É o arrependimento, a fé e a obediência em relação a Cristo, a Sua obra perfeita na cruz e na ressurreição. 
Conclusão: 
1. Nós temos da parte de Deus uma missão sublime: Anunciar Cristo e este crucificado e ressurreto.
2. O Pai nos desafia a ser obedientes. Não a nossa vontade, mas a dEle.  
3. Temos a tendência de fuga para fazermos a nossa vontade em detrimento da vontade de Deus.
4. Por nos amar tanto, Deus trata de nós, nos corrige, nos coloca no rumo da Sua vontade, para que O sirvamos e O glorifiquemos em Jesus Cristo, Seu Filho.


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Bruno Fernandes | by TNB ©2010