Oito passos para derrubar as barreiras da freqüência Rick Warren

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013


 Oito passos para derrubar as barreiras da freqüência

Você acha que se a freqüência de fim de semana alcança cerca de 90 pessoas, você está acima da média entre as igrejas (pelo menos nos Estados Unidos e quando se pensa na quantidade de membros)?
Se você está pensando no que deve fazer para crescer, aqui estão oito passos que o ajudarão a ultrapassar a barreira da freqüência.
Decida se você realmente quer crescer
Acredite ou não, a barreira principal que impede o crescimento da igreja é o desejo. Você quer realmente crescer? Se sua resposta é sim, então você deve se comprometer com esse alvo e abrir-se para aceitar as mudanças. E as pessoas de sua congregação devem estar abertas também a essas mudanças.
A Bíblia diz: "Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto."
Para que a igreja cresça, algumas coisas precisam morrer. Aqueles que têm intimidade com o pastor precisam aprender a compartilhar de suas ações com as outras pessoas. Você deve ter o desejo de abdicar do controle de certas decisões e de certas áreas.
Isso exige muito, deixar seu jeito egoísta. Precisa deixar morrer algumas tradições, alguns sentimentos, alguns relacionamentos de modo a que o reino de Deus vá em frente. Isso exige muita maturidade.
O papel do pastor precisa mudar
Uma que vez que você decida pelo crescimento, vai precisar analisar sua função de pastor. Você precisa mudar a posição de ministro para líder. Se todas as coisas dependem de você, se vai precisar ministrar para cada pessoa em sua igreja, então ela não pode crescer além do nível de suas energias. E isto é uma barreira! Você se torna uma espécie de rolha, um
obstáculo ao crescimento.
Isso é chamado de Conflito do Pastor-Administrador. Como pastor de uma igreja pequena você conhece todas as pessoas, faz todas as orações, todos os batismos, todo o ensino, conhece todas as famílias, cada criança, todos os cachorros e gatos e você os pastoreia pessoalmente. Mas há um limite para quantas pessoas você pode pastorear pessoalmente.
Na medida que a igreja cresce você precisa mudar seu papel de pastor para administrador de rancho (rancher). Nesta função você dá motivações aos que atuam sob sua orientação. Praticamente todos em meu staff realizam mais casamentos e fazem mais aconselhamentos do que eu (de fato, eu faço muito pouco porque não quero mostrar favoritismo entre os 17.000 membros de nossa igreja)
Você precisa desejar que outras pessoas compartilhem coisas do seu ministério. Pergunte-se: "Eu serei feliz como uma espécie de administrador de Rancho?" Se a sua resposta é um não, sugiro que você faça um alvo de que sua igreja vai sustentar outras igrejas, de modo que você continue a crescer mas de maneira diferente.
Mobilize os membros para o ministério
Ponha em seu coração o deixar algum tipo de liderança permitindo que membros de sua congregação sejam estimulados a servir nessa direção. Depois que a congregação decidir que deseja crescer, comece a ensinar sobre ministério aos leigos e fale da importância de todos os crentes usarem seus dons em ministrar para o corpo.
Deixe que seu povo saiba que: "Se você não faz a sua parte no ministério por compartilhar seus dons particulares, então o restante do povo vai ficar enganado. Se eu não faço minha parte no ministério, vou estar enganado."
Ajude as pessoas a entenderem esse conceito e os mobilize a começarem a ministrar.
Comece por realizar vários cultos
Se você ainda não está fazendo, quero encorajá-lo seriamente a iniciar o planejamento para fazer isso. Por dar às pessoas a chance de escolha de vários cultos, você vai estar efetivamente colocando outro anzol na água.
Aumente o seu staff
Para crescer e ultrapassar a barreira dos 200 membros, você precisa mudar seu sistema para ter outras pessoas trabalhando com você. Você precisa encontrar especialistas para seu staff que estejam debaixo de sua orientação.
Planeje dias especiais
A melhor maneira que conheço para derrubar as barreiras é ultrapassar uma de cada vez. Planeje um dia especial, um evento, e seus números vão crescer. Sim, podem oscilar para baixo, algumas vezes, mas não tanto como estava antes do evento. Continue fazendo isso e a igreja vai crescer.
Feriados especiais são uma época muito propícia para tais eventos, como Páscoa, Natal. Planeje integrações com a comunidade.
Naturalmente que você já leu no ToolBox sobre o grande sucesso em muitas igrejas que usaram o programa 40 Dias de Propósitos, e essa é outra forma de evento que você pode planejar. Para maiores informações visite o site www.PurposeDriven.com.
Tenha muitas células
As pessoas sempre reclamam que não estão atendidas em suas necessidades quando na verdade estão perdendo o controle. "Há tanta gente aqui que ninguém tem tempo para cuidar de mim", é uma reclamação muito comum. Outra é: "O pastor está muito ocupado para cuidar de mim." Cuidar é uma necessidade legítima, mas você pode fazer isso por multiplicar as células, grupos de 8 a 12 pessoas. As células se tornam ferramenta para cuidar do
corpo.
Expanda suas dependências
Em Saddleback, tínhamos mais de 10.000 membros antes de construir nosso primeiro prédio, assim não estou advogando pressa em construção de prédios.
De fato, muitas igrejas constroem prédios muito pequenos e muito rapidamente. O que estou dizendo é: você precisa planejar o seu crescimento e projetar quais serão suas necessidades.
Possa Deus abençoar você e ungi-lo na medida em que você começa a implementar essas mudanças.

Fonte. http://www.amofamilia.com.br/portal/artigos_detalhe.asp?cod=1741&sessao=20#.URuXKR1bauI

0 comentários:

 
Bruno Fernandes | by TNB ©2010