A Honra na vida de um líder. Uma Reflexao Biblica do Reverendo Claudio Costa. Pastor titular da Igreja Metodista em Cem Braças- Búzios

sábado, 12 de fevereiro de 2011


A Honra na vida de um líder
1 Sm 2:30.

Quando falamos ou pensamos em honra, pensamos logo em respeito, estima, reverencia, conferir apreço pelas virtudes, atos ou talento de alguém.  Pois o significado da palavra HONRA segundo o dicionário é: demonstração de respeito, enobrecer, prestar veneração, distinções honoríficas, entre outras definições. Ou seja, honrar alguém é reconhecer a importância do outro, assim como ser uma pessoa de honra é ser uma pessoa digna, confiável, uma pessoa na qual o seu valor é reconhecido.
- A honra é muito importante na vida do ser humano, pois não é somente questão de qualidade, de personalidade ou caráter da pessoa, mas de princípios, principalmente na vida de um líder.
- Mas para entendermos melhor essa importância, precisamos entender alguns pontos importantes:
1)      Líder / Liderança
- Precisamos em primeiro lugar entender o que é ser líder. O que é liderança.
Líder - Pessoa que exerce influência sobre o comportamento, pensamento ou opinião dos outros. Este é o conceito de líder.  
- Então, Liderança não é mandar em alguém, mas é alcançar resultados através das pessoas, com as pessoas, para as pessoas, nas pessoas.  A liderança é o esforço de exercer conscientemente uma influência especial dentro de um grupo no sentido de levá-lo a atingir metas de permanente beneficio que atendam as necessidades reais do grupo.
- Existem muitas maneiras de exercer liderança, mas há dois tipos de liderança que pode fazer toda uma diferença: a autoritária e a servidora.
* A liderança autoritária pauta pelo autoritarismo, pelo poder que se tem nas mãos. Esse tipo de liderança traz resultados porque os liderados temem em desobedecer, em desapontar o líder por causa da conseqüência que este ato pode acarretar. Ex: Militarismo, onde  se o subordinado desobedecer a uma ordem de seu superior, este pode ser detido ou até mesmo preso. 
- O medo leva a pessoa a seguir o líder, mas quando esta pessoa se sentir livre, ou seja, não tiver mais obrigação de respeitar e seguir as ordens deste líder, ele deixa de ser liderado, ou seja, o líder perde toda a influência sobre esta pessoa.
* A liderança servidora é pautada pela influência, ela é conquistada e não imposta. Ela é revestida de autoridade, mas esta autoridade não é fundamentada no poder, mas na conquista, na confiança, no respeito, no amor. Na liderança servidora o liderado não segue o líder por causa do temor (medo),  do poder que este tem nas mãos, mas o segue porque acredita, porque ama, porque o tem como exemplo, como referência a ser seguido.
* Quem escolhe qual tipo de liderança vai exercer somos nós, uma liderança imposta ou uma liderança conquistada. Deus nos chama para sermos líderes de excelência, para sermos bem sucedidos, seja na área familiar, profissional, na ministerial, financeira ou em qualquer outra área.
- A liderança cristã jamais pode ser uma liderança autoritária, imposta, pois Cristianismo não é imposição, ninguém é obrigado a seguir a Cristo, ninguém é obrigado a ser Cristão. Jesus em momento nenhum do seu ministério obrigou ou impôs a ninguém a segui-lo.
- Precisamos entender que o cristianismo é baseado em relacionamentos, primeiramente com Deus e conseqüentemente com o próximo e este relacionamento não pode ser baseado em oposição, mas em amor. Mt 22:37-39 Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.”
- A liderança cristã é uma liderança que se dá através de relacionamentos e gerada através da influencia, ou seja, uma liderança servidora. Jesus não impôs nem obrigou a ninguém a segui-lo, mas por causa da sua influência, através das suas atitudes e palavras, multidões o seguiam e o segue.
* Que tipo de líder você é? Qual o seu tipo de liderança?
2) Honra
- Segundo ponto que precisamos entender é que a honra, diferentemente da autoridade, não pode ser imposta, nem comprada, mas conquistada, gerada.
- A palavra grega para honra significa reverenciar, estimar e valorizar.
- A verdadeira honra não se é dada e nem adquirida pela imposição, obrigação ou necessidade, também não é comprada, emprestada, nem adquirida, mas a verdadeira honra é gerada. E o que gera honra é atitude de honra.
- A Honra na vida do ser humano é um principio fundamental, que jamais poderia ser quebrado, pois a atitude de honra traz resultados, consequências tremendas que fazem à diferença na vida do homem e da mulher de Deus (principalmente de um líder). Assim também a atitude de desonra, gera consequências desastrosas na vida do ser humano, ou seja, seu cumprimento gera bênçãos, mas a sua quebra gera maldiçoes.
- Deus não chama ninguém para ser desonrado, mas para honrá-lo. Deus é um Deus de honra! Tem prazer em honrar o ser humano. Desde o início Deus tem honrado o homem. Na criação o homem foi à única criatura que foi criada a imagem e semelhança de Deus.
- Deus tem chamado homens e mulheres para serem lideres de honra, assim foi com o Sacerdote Eli e com toda a sua casa. Assim é com você! Deus te chamou para ser um líder de honra!
·        Sacerdote Eli
- O sacerdote Eli era o sumo Sacerdote e juiz de Israel, tinha dois filhos, Hofni e Finéias, qual também eram sacerdotes. Como sacerdotes eram os lideres espirituais do povo de Israel.
- Eram eles os responsáveis de levar o povo a adoração e a presença de Deus. Eram os responsáveis pelo altar.
- Havia uma promessa, uma palavra profética da parte de Deus sobre a família do sacerdote Eli, que estariam para sempre na presença de Deus.
- No texto base (1Sm 2:30) Deus fala ao Sumo Sacerdote Eli, que por causa da desonra ao altar, Ele o Senhor estava sendo desonrado e por isso a casa do Sacerdote seria desprezada, a palavra profética não seria cumprida, ou seja, a família de Eli estava gerando desonra sobre ela.
- Todo líder foi e é chamado por Deus para honra, mas toda vez que um líder quebra o principio da honra ele desonra o altar!
Os filhos de Eli, sacerdotes, líderes, estavam desonrando o altar através das suas atitudes, para com seu pai, para com o povo, para com a lei, para com Deus.
* Líderes as suas atitudes vão determinar a honra ou a desonra do altar.   
·        Atitudes para com o pai ( família)
- Os filhos de Eli quebraram o principio da honra aos pais, ao não respeitar, ao não zelar pelos ensinamentos e imagem do seu pai, eles quebram o mandamento (Ex 20:12 “honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias sobre a terra que o senhor teu Deus te dá.”) Toda quebra de mandamento, toda quebra de princípios é uma porta para maldição e derrota.
- A honra aos pais é o principio da honra à autoridade. Ao desobedecer ao pai, os filhos de Eli desonra a autoridade. Toda vez que a autoridade estabelecida por Deus é desonrada, a desonra chega a Deus. Toda vez que um líder desonra a autoridade estabelecida sobre ele, ele desonra o altar, desonra a Deus! Sua atitude é de rebeldia, pois peca contra a autoridade de Deus. Perde o direito a promessa.
- O principio da honra aos pais é fundamental, é importantíssimo, pois é a honra em família.
- A honra em família é o principio da honra na vida de um líder! Pois um líder de honra é aquele que sabe honrar em primeiro lugar a sua família, aquele que honra seu cônjuge, seus filhos, seus irmãos e principalmente seus pais.
- Não tem como um líder honrar o altar e ao mesmo tempo esta desonrando a família. Pois toda vez que um líder desonra sua família, ele desonra a si mesmo, toda vez que desonra a si mesmo, desonra o chamado, toda vez que desonra o chamado, desonra o altar.
- A promessa é clara, para que se prolongue o tempo na terra na qual Deus nos dá é preciso honrar a família, é preciso honrar a autoridade ( Ex 20:12). Qual é a terra que Deus te teu? Qual é a terra que Deus esta te dandoA terra que Deus te teu é o local onde de colocou ou esta de colocando! O tempo de permanência nesta terra, ou nesta posição depende de você.
- Líder você precisa entender que a promessa de Deus, que a palavra profética não esta somente sobre sua vida, mas sobre toda sua família. Deus quer honrar a você e toda sua família!
·        Atitudes para com o povo (discípulos)
- Os filhos de Eli desonraram o povo de Israel. Povo este que vinham a cidade de Silo para sacrificar, ofertar ao Senhor, mas estes sacerdotes, líderes, defraudavam, roubavam as ofertas e os sacrifícios do povo, ou seja, não respeitavam o povo, além de se prostituir com as mulheres que serviam na tenda da congregação.
- Todo líder precisa saber que para ser honrado pelo seu povo, precisa honrar este povo. Honra gera honra.
- O líder que não respeita, que não zela, que não protege, que não ama seus discípulos (povo), desonra seu chamado.
- As suas atitudes para com os seus liderados vai determinar o nível de honra da sua liderança.
·        Atitudes para com a lei
- Os filhos de Eli, sacerdotes, líderes, não guardavam lei dos sacrifícios e das ofertas, mas a defraudavam.
- Toda vez que um líder não guarda os mandamentos, desonra o chamado.
- O líder que não zela, que não guarda os mandamentos não tem comunhão com o Senhor, o seu relacionamento é superficial. Jesus em Jo14:21 e 23 diz claramente que aquele que não guarda os mandamentos não o ama. Se não o ama não tem relacionamento intimo.
- Todo líder precisa entender que o guardar dos mandamentos é a chave, o segredo, a porta, o caminho para: a prosperidade (Js 1:8), para a benção (Dt 28:8,9), para a intimidade com o Senhor (Jo 14:23c), para a salvação (Mt 19:17).
- Todo líder também precisa entender que a defraudação dos mandamentos é quebra de princípios e gera maldição (Dt 28:15).
- Todo líder precisa apresentar-se a Deus aprovado, precisa manejar bem a palavra da verdade. Mas como manejá-la bem se não a conhecer, como conhecer se não guardá-la.
- Você líder tem guardado os mandamentos do Senhor em toda sua vida?
- Qual o nível de relacionamento que você tem com Deus? Íntimo ou superficial?
* Os filhos de Eli, sacerdotes, líderes, desonraram o altar, porque não guardaram os mandamentos, a lei.
·        Atitudes para com Deus
- A família de Eli era responsável pelo altar do Senhor, era eles que levavam o povo a intimidade, a adoração ao Senhor. Eram aqueles que deveriam ser os mais íntimos do Senhor. Mas era os que desonravam ao Senhor.
- Ao desonrar seu pai, os filhos de Eli estavam desonrando a Deus. Ao desrespeitar o povo, desonravam a Deus. Ao quebrar os princípios da lei e não guardar os mandamentos desonravam o altar, e conseqüentemente desonravam a Deus.
- Deus deixa bem claro que aqueles que o honram será honrado, mas aqueles que o desprezam serão desmerecidos, desonrados.
- Deus é um Deus de honra, um Deus que zela pela honra. Deus deseja ser honrado, pois deseja honrar. A honra de Deus é de maneira abundante (Pv 3:9,10).
- Deus quer derramar abundancia sobre sua vida, sobre sua terra, sobre seu ministério!
- Deus te chama a ser um líder de honra, pois te chamou para ser sinalizador da benção, da unção, da prosperidade, da salvação e do seu Reino! 
·        Conclusão
- Nesta tarde somente você pode decidir em ser um líder de honra ou de desonra.
- Não é o seu pastor quem decidi, mas você. Honrar o altar ou desonrar o altar?

0 comentários:

 
Bruno Fernandes | by TNB ©2010