Relato emocionado do pastor Edvandro Machado que esteve em Nova Friburgo após a chuva

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Sexta à noite cheguei, com minha esposa e minha mãe, do Município Serrano de Nova Friburgo. Faço assim, um relato de quem "viveu o drama", deu o ombro a familiares dos que foram vítimas chorarem seus mortos e pisou na lama do que foi, segundo a ONU, um dos 10 piores desastres naturais dos últimos 111 anos no mundo.

Na primeira manhã da tragédia fui andando do bairro de Maria Tereza ao bairro de Conselheiro Paulino, em Nova Friburgo, e pude ver vizinhos tentando resgatar uma família soterrada, um caminhão e vários carros tombados na estrada. Em todas as lojas do centro comercial do bairro, jogava-se fora centenas de quilos de comida, roupas, sacos de ração, dentre outros produtos encharcados de água e lama. Não havia ônibus nas ruas (a garagem da viação foi tomada pela lama e os motores dos coletivos foram atingidos).

O clima de pânico havia se instaurado pela cidade, os postos de gasolina tinham muitas filas e pouco combustível, havia filas em frente a um supermercado (o único que estava aberto) com meia porta somente e as prateleiras dos outros poucos comércios abertos estavam vazias.

Em meio ao caos, a Igreja Metodista Central em Nova Friburgo estava de portas abertas, funcionando como pólo de arrecadação de doações para os desabrigados. O Pastor Paulo, com amor e coragem, atendia aos familiares das vítimas; o Pr. Marcio Ramos estava de férias em Nova Friburgo e pude conversar com ele e ouvir o doloroso relato da perda de seu filho de 12 anos. Mais um drama entre muitos que caíram sobre a região serrana do Rio de Janeiro.

Ainda conversava com o Pr. Marcio quando ouvimos uma sirene e gritos que informavam haver estourado uma represa na cidade. O resultado foi pânico, correria e pessoas chorando. Logo após, fomos avisados de que a informação não era verdadeira, tratando-se de um dentre os vários boatos que, infelizmente, começaram sem demora a circular pela cidade.

A necessidade de ajuda é premente. As doações podem ser feitas em dinheiro (o número das contas das Igrejas e da Sede regional está no site) ou com os seguintes produtos: água, alimentos que possam ser consumidos de forma imediata (biscoitos), alimentos não perecíveis, material de limpeza (vassoura, água sanitária etc.) e produtos de higiene pessoal. Também há grande necessidade de produtos e materiais para crianças, tais como medicamentos para febre (AAS Infantil e Paracetamol), assim como Leite em pó, fraldas descartáveis e roupas.

Fica a lição de que devemos nos preparar para catástrofes naturais deste tipo (como a que assolou o município de Niterói não faz tanto tempo).

Fui informado de um grande número de Igrejas e irmãos que estão se envolvendo, na tentativa de ajudar a estas cidades atingidas. Coloco-me aqui entre um deles, na esperança de que você, meu caro, que lê estas linhas, também se sinta movido a dispor tempo, recursos e sobretudo amor em direção aos morados das cidades de Teresópolis, Nova Friburgo e Petrópolis.

Esta é a minha oração.

 Pastor Edvandro Machado

Secretário Executivo de Ação Social da Igreja Metodista - 1ª RE

0 comentários:

 
Bruno Fernandes | by TNB ©2010