Redes sociais auxiliam a igreja na mobilização pelas vítimas no Rio

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

 Usuários da internet aderiram às redes sociais para trocar informações sobre a forte chuva que abalou a região serrana do Rio. Orkut, Facebook e Twitter se transformaram em verdadeiros aliados aos parentes que sofrem com a falta de comunicação em Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, municípios arrasados pela chuva. A falta de energia elétrica restringe a comunicação, telefones fixos e celulares permanecem instáveis na região e impossibilitam parentes e amigos de receberem notícias de pessoas que moram nos locais atingidos. Na carência de informações, usuários recorrem às redes sociais para pedir ajuda na localização da família ou mesmo para divulgar locais onde estão sendo coletados donativos. Vários pastores da região serrana estão mandando notícias, tranqüilizando e pedindo ajuda através do Orkut, Facebook e Twitter.

O Pastor Paulo Rangel da Igreja Metodista Central de Friburgo publicou semana passada em seu perfil do Orkut que ele e a família passam bem. E ainda colocou uma lista de itens prioritários para doação. "Estamos precisando de água, alimentos (sal, comida para bebê, biscoito), higiene pessoal (lenço umedecido), material de limpeza (álcool em gel, cloro, desinfetante), medicamento de uso comum, leite, colchonete, mamadeira, chupeta, pente, tempero pronto, luva, máscara..." A mesma mensagem foi publicada no perfil do Pastor Rodrigo R Thurler, também da Igreja Central de Friburgo. Outros usuários da rede expressam sua solidariedade.

A Pastora Denise de Alcântara Lourenço publicou na manhã de hoje (17) em seu perfil do Orkut que estará levando para a região serrana os donativos arrecadados. "Quero reforçar que estaremos saindo daqui de Realengo com doações para Nova Friburgo na quarta-feira, pedimos que você entregue suas doações até terça-feira, precisamos principalmente de fraldas, alimentos não perecíveis e colchões".

O Missionário Pablo Toledo também pede ajuda através do Orkut. "A Paz, estamos precisando demais da ajuda de vocês, nossa cidade acabou (NOVA FRIBURGO), calcula-se mais de 1.000 mortes, e desabrigados e feridos nem dá para calcular. estamos necessitando de água, alimentos, leite, material de limpeza, higiene pessoal, roupas, colchonetes etc..."

Em São Paulo, o Pastor Augusto expressa a dor por ter perdido parentes que moravam na região serrana. "Luto: Perdi toda a minha família".

As comunidades do Orkut também estão sendo grandes aliadas na busca de informações. Na comunidade AJUDA! Região Serrana do Rio, a usuária kátinha publicou relatos da situação dos municípios atingidos e pediu ajuda aos outros membros da comunidade. "... Aqui a batalha está pesada, e vai durar muito tempo, mais de 6 meses com otimismo, mas vamos vencê-la com a ajuda e proteção de Deus! Por favor, com os teus contatos, tenta conseguir que nos DOEM: Sabonetes, escovas de dente, lençóis, cobertores...,capas de chuva, luvas de borrachas..."

No Facebook e no Twitter as pessoas também estão se mobilizando para ajudar as vítimas dessa tragédia que abalou parte dos municípios da região Serrana. Entre no nosso perfil do Facebook e do Twitter e veja como você pode ajudar as famílias atingidas pelas chuvas e saber mais informações dos locais afetados.



Faça sua parte! Acesse e saiba como doar.

twitter.com/metodista1re

facebook.com/metodista1re

Orkut

0 comentários:

 
Bruno Fernandes | by TNB ©2010