Um dia onde o sol escureceu
Dia 08 de abril, quinta-feira, dia ensolarado no Rio de Janeiro, dia sombrio pela dor, perplexidade… pela morte, pelo luto!
Hoje, o Rio está de luto! A cidade chora a morte de 12 alunos de um Colégio Municipal em Realengo. Famílias que na quinta-feira, acordaram pensando que “mais um dia da rotina da vida seria realizado”… NÃO FOI ASSIM! Foi uma quinta-feira que nunca mais será esquecida! Uma rotina que foi dilacerada pela violência! Sonhos interrompidos, vidas roubadas de seus amados! De repente uma escola vira campo sangrento de batalha!
Um lugar destinado ao ensino-aprendizagem, ao diálogo, às descobertas do saber, espaço de troca, de valorização das experiências pessoais, das conquistas da libertação – que o conhecimento produz; espaço onde a amizade, o respeito e a solidariedade são cultivados… Tudo muda e num instante “mais um dia” virou “o dia”.
Nós da Pastoral Bennett e toda a comunidade bennettense, demonstramos nossa tristeza e solidariedade às famílias enlutadas.
Nesta sexta-feira a Pastoral realizou três solenidades junto aos alunos do Colégio Bennett, a partir do 6o. ano até o Ensino Médio. Essas solenidades foram regidas num tom de tristeza, solidariedade, reflexão crítico-social, fraternidade, comunhão e consolo.
O texto bíblico destacado se encontra no Evangelho de Mateus, capítulo 5.9, onde Jesus diz: “Bem-aventurado (felizes) os pacificadores porque serão chamados filhos de Deus.”
A reflexão é para que cada um de nós seja um pacificador de nossos dias, promovendo a paz em nossos lares, na escola, e em todos os outros grupos onde convivemos.
Quando Jesus foi crucificado, o dia se transformou em noite, assim como no dia 07 de abril, na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, quando alunos e alunas foram assassinados violentamente, sem condição de defesa, sem culpa… o dia também perdeu seu brilho! Morte de inocentes! A Páscoa Cristã conta a morte de Jesus: inocente, sem culpa! Mas não termina aí. A Páscoa cristã nos aponta para a ressurreição, a nova vida: a esperança de um novo amanhecer!
Nesse tempo que antecede a Páscoa (Quaresma – 40 dias antes da Páscoa), que estejamos refletindo sobre a nossa caminhada pessoal e comunitária, sobre o amor de Deus por toda a humanidade, sua paixão, morte e ressurreição
Aos moradores do Rio, nossa Cidade Maravilhosa, desejamos que a Paz de Deus, que é maior que todo o entendimento humano, guarde nossos corações e mentes no amor perfeito de Jesus e que a esperança de um novo dia nos ilumine e nos fortaleça.
Caminhando juntinho com vocês
seus amigos da Pastoral,
Pastora Gláucia Mendes e Pastor Paulo Welte.
0 comentários:
Postar um comentário