O que está acontecendo com esse mundo?

sábado, 9 de abril de 2011


O que está acontecendo com esse mundo? (Rev. Bruno Fernandes)

Nesta ultima semana foi noticiado através da mídia mais uma tragédia relacionada à morte de uma criança realizada por uma mãe ao seu próprio filho de poucos meses, como se não bastasse os outros casos registrados anteriormente neste primeiro semestre de 2010. È neste aspecto que surge “a pergunta:” O que está acontecendo com este mundo? Com certa dosagem de convicção e uma outra de espanto eu arriscaria em dizer que estamos vivendo em mundo que se conforma em ser “politicamente correto”, todavia, eticamente destorcido.
Eu me lembro que um dia eu aprendi que a ética é formada a partir de valores comuns a uma sociedade, logo estes valores são voltados para o bem comum de uma massa populacional, não confrontando o bem comum de cada individuo ou grupo estabelecido em determinados seguimentos os espaços próprios.
Percebo a partir de todo este enfoque algumas perdas de valores fundamentais ao desenvolvimento de um projeto consistente de vida, logo Com esta situação constituída temos um fenômeno extremamente cotidiano e doloroso; o que na verdade poderíamos denomina de: “a guerra dos direitos”. Toda família é constituída a partir de bases sólidas como, por exemplo: amor, respeito, compaixão, afeto, carinho, responsabilidades, deveres e cuidado mutuo, hoje o que acontece é a substituição de alguns destes elementos como também as perdas de alguns deles, logo temos uma sociedade com aparência normal e estereotipo comum, todavia interiormente comprometida, sem as devidas bases necessárias, correndo o risco eminente de todo tipo de situação desagregadora em seu núcleo fundamental.
Hoje vivemos em uma sociedade que colhe os frutos das grandes guerras mundiais e não só isto, mas vivemos com as mais diferentes e deturpadas experiências da humanidade, que buscou a qualquer preço seja ele pago através do meio ambiente ou mesmo da exploração humana, conquistar seus troféus de avanço tecnológico. Só para apimentar a questão, quero mencionar o imediatismo do Capitalismo, ou se me permite Ca-petalismo, no que diz respeito à desvalorização do ser humano e a perda da mais nobre de suas instituições a família.

Pois é no final de tudo quem sofre é a família, quem sofre são os indefesos, as crianças os idosos os menos favorecidos. Bem não sou adepto da teologia da libertação, embora eu á admire, no entanto é necessário falar das injustiças e dos relances pertinentes a ela.
O que está acontecendo com este mudo? Bem ele está se transformando, segundo o acumulo de componentes novos a cultura, mas não menos, também está se transformando por causa da saída das grandes bases da humanidade, entre elas o respeito e o amor. Mas também esta se transformando por outros motivos, e na minha análise eu diria que é para pior, por causa da nossa omissão em meio a tantos desafios eminentes.

Creio em uma escatologia aberta, ou seja, naquela em que o futuro é construído a partir das nossas escolhas e principalmente das nossas ações, logo também a espaço para aquilo que já e determinado, no entanto o Nosso Deus continua a nos chamar para a mordomia (cuidado-administração) deste mundo em fase de transformação. Sendo assim a Igreja tem um papel diferenciado, e pro que não dizer, especifica.
Bem, termino como comecei, fazendo a seguinte pergunta: O que esta acontecendo com este mundo? Como ainda existem muitas olhas em branco - quem lê entenda, eu te convido querido leito a refletir sobre esta pergunta e principalmente a sermos igreja de Deus e ajudarmos na transformação, na mudança, no crescimento e alem de tudo, a continuarmos escrevendo uma historia relevante contundente de uma igreja que é de Dons e ministérios, mas principalmente de Discípulos e discípulas e que contribui, não apenas no necessário, mas sim no que é preciso.
Um abraço...

0 comentários:

 
Bruno Fernandes | by TNB ©2010