1 2 3 4

Qual é o seu legado ? Este é tempo de construirmos um legado e de sermos seguidores dos legados deixados para nós.


Para começarmos precisamos saber que legado é diferente de herança, a herança é composta pela passagem de todos os bens e dividas deixada em vida para alguém, já o legado é formado por um ou mais bens deixados pelo Testamento ao legatário que na verdade é a pessoa contemplada para receber determinado bem.
Dentro desta perspectiva, nossa responsabilidade só aumenta, eu diria que inevitavelmente, eu e você iremos deixar algum legado, a questão é, qual será nosso legado, de que ele será constituído?
Hoje já não podemos viver sem pensar nestas questões, dentro de uma esfera material é muito importante que um pai deixe para seu filho uma herança, um legado, uma missão, é claro que eu penso que o legado é muito maior do que uma simples nomenclatura jurídica, mas sim, é uma postulação a ser seguida, é uma passagem de gerações, são exemplos a serem copiados.
Minha geração foi impactada por um legado, e esse legado nos inspira de forma coletiva a avançarmos. Não sei se cabe aqui uma comparação com o conceito de consciente coletivo, embora que eu tenha a compreensão que o legado é especifico em alguns casos, mas o legado às vezes dentro de uma determinada nação funciona desta forma, criando sempre o desejo de avançar de superar de conquistar é de fato uma missão a ser conquistada.
Faço parte de uma geração que precisa urgentemente deixar seu legado, e não somente seguir um, mas para que isso aconteça e necessário construímos um legado.
Não sou fã de listas de auto-ajuda, mas cá para nós de vez enquanto elas são bem proveitosas, então vamos lá, vamos pensar em algumas pistas para começarmos.

Tenha Claro sua Missão quanto ao Seu legado.  De onde ele veio e para onde ele sinaliza. ( Dentro de uma aspecto bíblico) Salomão nasce com legado, eu diria que ele nasceu com  grande peso, no entanto com o tempo ele sente prazer neste legado, uma vez que o legado o faz maior do que ele poderia ser por si próprio.
Um legado diz muito sobre quem você é e Foi.
Um legado sempre te levará, aonde você nunca poderia ir sozinho.
Quem tem um legado para seguir, tem uma história para deixar.


Um forte abraço.  Continua.


Ler Mais

Maior descoberta arqueológica do século pode revelar detalhes sobre origens da igreja cristã.



article 1371290 0B63E82E00000578 233 634x419 Maior descoberta arqueológica do século pode revelar detalhes sobre origens da igreja cristã
Uma antiga coleção de 70 livros pequenos, cada um com 5 a 15 páginas de chumbo, pode desvendar alguns segredos dos primórdios do cristianismo. Para os estudiosos de religião e de história, trata-se de um tesouro sem preço. Ziad Al-Saad, diretor do Departamento de Antiguidades da Jordânia chegou a dizer que pode ser a "descoberta mais importante da história da arqueologia".
Embora ainda estejam divididos quanto à sua autenticidade, especialistas acreditam que trata-se da maior descoberta da arqueologia bíblica desde que foram encontrado os Rolos do Mar Morto, em 1947.
Os livros foram descobertos há cinco anos em uma caverna (foto) em uma região remota da atual Jordânia. Acredita-se que pertenciam a cristãos que fugiram após a queda de Jerusalém no ano 70 dC. Documentos importantes do mesmo período já foram encontrados no mesmo local.
Testes iniciais indicam que alguns desses livros de metal datam do primeiro século. A estimativa é baseada na forma de corrosão que atingiu o material, algo que especialistas acreditam ser impossível reproduzir artificialmente. Quando os estudos forem concluídos, esses livros podem entrar para a história como alguns dos primeiros documentos cristãos, antecedendo até mesmo os escritos atribuídos ao apóstolo Paulo.
article 1371290 0B63F05200000578 171 634x432 Maior descoberta arqueológica do século pode revelar detalhes sobre origens da igreja cristã
A maioria das páginas  desses livros metálicos são do tamanho de um cartão de crédito. Os textos estão escritos em hebraico antigo, sendo a maior parte em um tipo de código. O britânicoDavid Elkington, acadêmico de arqueologia e de história religiosa antiga, foi um dos poucos a ter examinado os livros. Ele acredita que essa pode ser "a maior descoberta da história cristã". "É algo de tirar o fôlego pensar que temos acesso a objetos que podem ter pertencido aos santos dos primórdios da Igreja", disse ele.
Após terem sido descobertos por um beduíno da Jordânia, o tesouro foi adquirido por um beduíno israelense, que está sendo acusado de contrabandeá-los para Israel, onde estão hoje. O governo jordaniano está tentando repatriar as relíquias, mas sem sucesso.
Philip Davies, professor emérito de estudos bíblicos da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, disse haver fortes evidências que os livros têm uma origem cristã e mostram mapas da Jerusalém do primeiro século. "Há obviamente imagens cristãs. Há uma cruz em primeiro plano, e por trás dela o que tem pode ser o túmulo [de Jesus], uma pequena construção com uma abertura, e atrás disso os muros da cidade... É uma crucificação cristã que ocorreu fora dos muros da cidade".
article 1371290 0B4561E100000578 518 306x347 264x300 Maior descoberta arqueológica do século pode revelar detalhes sobre origens da igreja cristã
A doutora Margaret Barker (foto), ex-presidente da Sociedade de Estudos do Antigo Testamento, explica: "O livro do Apocalipse fala de um livro selado que seria aberto somente pelo Messias. Outros textos da época falam sobre livros  de sabedoria selados e de uma tradição secreta transmitida por Jesus aos seus discípulos mais próximos. Esse é o contexto dessa descoberta. Sabe-se que, pelo menos em duas ocasiões, grupos de refugiados da perseguição em Jerusalém rumaram para o leste, atravessaram a Jordânia, perto de Jericó e foram para a região onde esses livros agora foram achados."

Para ela, outra prova de que o material é cristão e não judaico é o fato de os escritos estarem em formato de livros, não de pergaminhos. "Os cristãos estão particularmente associados com a escrita na forma de livros. Eles guardavam livros como parte de uma tradição secreta do início do cristianismo... Caso se confirmem as análises iniciais, esses livros poderão trazer uma luz nova e dramática para a nossa compreensão de um período muito significativo da história, mas até agora pouco conhecido."
Ela refere-se ao período entre a morte de Jesus e as primeiras cartas do Apóstolo Paulo. Há referências históricas a alguns desses acontecimentos, mas quase nenhum material deixado por quem realmente vivenciou o surgimento da igreja cristã. Essa descoberta sanaria muitas das dúvidas levantadas por outros estudiosos sobre a veracidade dos relatos da existência do que comumente é chamado de "o Jesus histórico"


Ler Mais

Qual é o seu legado? Você só será lembrado por duas coisas na vida: pelos problemas que resolveu e pelos que criou.



Todos nós temos um legado a ser deixado para alguém, sejam para nossa família, nossos amigos, nossos seguidores, ou mesmos, para as pessoas que estão a nossa volta.
Qual é o seu legado, de que ele é feito, lembre-se Triunfo sem esforço não vale apena.
Legado é algo que marca nossa geração, nossa passagem neste mundo, algo capaz de influenciar, de criar novos Paradigmas.
Hoje é um bom dia para você começar, recomeçar, ou mesmo continuar a deixar sua marca neste mundo, você será lembrado e digo ainda procurado pelo que você representa e é.
Tenha esta perspectiva em sua mente, foque o que é bom, o que faz a diferença.
Você sabe qual é o seu legado?  Se não sabe, este é assunto para nosso próximo texto, até La então! Um forte abraço do seu amigo Bruno Fernandes.  
Ler Mais

Por que eu ainda Creio em Deus e na Igreja.


Por que eu ainda Creio.  

Embora estejamos vivendo o período da pós modernidade é claro e visível que nosso mundo esta em constante transição. Falando ainda em um pouco de pós modernidade, é valido lembrar que para alguns este é apenas uma conceito técnico, e não muito  conciso, independente da conclusão final, fato é que nosso mundo esta mudando e essa mudança é rápida e com o nascimento do período  moderno, em 1789, e o seu fim  por volta do ano 1989, temos então a era Pós moderna. Ressalto estas informações por que no período moderno, o mundo tem uma mudança, ele deixa de ser teocêntrico e começa a ser antropocêntrico, logo a razão é dominante e com o Iluminismo temos o culto a razão dominante, o transcendente é colocado em Duvida, um principio alias que permeava todo aquele contexto com a filosofia de Rene Descartes, com seu método do conhecimento através da experiência, para ele o conhecimento era basicamente empírico, apoiado no principio da duvida, que alias vai ser contrapor ao de Kant, cuja tese, se foca no conhecimento oriundo da Razão. Nesta época vivemos um período da duvida do Sobrenatural, tudo é colocado em Cheque.
Já no período que denominamos de Pós moderno, temos a livre expressão, a livre concorrência, o discurso que vale é o da Tolerância, tudo é aceitável, alias para mim, Bruno Fernandes, um tempo em que nem os princípios morais e nem a ética, tem muito espaço, mesmo dentro do sentido de questionar os valores, uma vez que o que vale é que ninguém venha a ser refutado, colocado em duvida.
Mas afinal, por que ainda Creio? Eu creio por que todos estes princípios aqui expostos são validos sim, no entanto formam uma enorme condução de períodos históricos reais, mas que não são capazes de substituir aquilo para qual fui chamado, ser servo de Cristo.
Eu creio, por que mesmo em  um período de Relatividade total, eu sou adepto do teólogo Karl Barth, no que ele diz a respeito de Deus, declarando que ele é de fato totalmente o outro, uma defesa diante dos teólogos mais liberais, e com ênfase no Panteísmo, Sim para mim Deus é Totalmente o outro, aquele que se revela com ênfase na sua essência única.
Eu creio por que na verdade a palavra continua sendo para mim fonte de inspiração e superação, mesmo nos momentos mais difíceis.
Eu Creio Por causa da igreja Também,.Vivemos em  tempos no qual a igreja é questionada e as vezes ridicularizada, no entanto eu creio que a Igreja é baluarte da verdade, é cheia de autoridade, é cheia de capacidade, é pronta para servir, é predestinada a Adorar, é chamada a sair de si, é rica, não de recursos humanos, mas rica da unção, da revelação, do estado da graça invisível sendo visível a partir dos sacramentos, eu creio sim,  e continuarei crendo. 
E Entendo que nao crer é se render ao Deus deste século, eu Creio e continuarei crendo.


Deixe seus comentário.  
Ler Mais

Bispo Lockman. Palavra mes de Março. Novo ano: Tempo de Mudança.

Graça e Paz!


Novo Ano: Tempo de Mudança

“Disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel e habita ali; faze ali um altar ao Deus que te apareceu,

quando fugias da presença de Esaú, teu irmão. Então, disse Jacó à sua família e a todos os

que com ele estavam: Lançai fora os deuses estranhos que há no vosso meio,

purificai-vos e mudai as vossas vestes.” (Gn 35.1-2)





1-Coragem para mudar

Cansamos de repetir a frase bíblica: “Eis que faço novas todas as coisas...” (Ap 21.5), mas seguimos repetindo o nosso antigo modelo de ministério. Quando Paulo escreve aos Filipenses e diz:



“Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha

presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei

a vossa salvação com temor e tremor.” (Fp 2.12).



Como desenvolver a nossa salvação sem mudanças? Deixar práticas pecaminosas, assumir novos desafios na vida cristã e no ministério são apelos a mudanças. O próprio Paulo exorta a Timóteo e diz: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina.” (1 Tm 4.16). Bill Hybels propõe uma paráfrase para traduzir o que Paulo diz: “Examine a si mesmo e examine a sua vida. Então mude tudo que puder mudar para aliviar a sua carga e ajudá-lo a vencer no seu chamado.”

Pergunte a um pastor que deixou o ministério e ou que está pensando em deixar. Entre o que ouvimos está: “... não aguentava mais a rotina pastoral, os mesmos encargos, etc...” O que faltou? O que falta? Entre outras coisas, coragem para mudar. Há coisas de ordem institucional e mesmo teológica que você não pode mudar, mas pode mudar a forma de atendê-las; por outro lado, há uma infinidade de desafios novos que implicam mudanças, que dá trabalho, mas traz muita alegria e realização.

Teu Senhor e Salvador mudou o sábado e seu ritualismo, mudou a situação das mulheres, das crianças, mudou da antiga para a nova Aliança. João Wesley mudou de um sacerdote inglês conservador, para um missionário avivalista, permitiu os leigos pregarem, realizou celebrações fora do templo, abriu novos caminhos de educação, etc... O povo de Israel estava no deserto por quarenta anos, sem perspectivas, além de entrar em Canaã ou voltar para o Egito. Mas, a promessa pedia coragem e Fé para atravessar o rio Jordão, na época de cheia, já que ninguém sabia nadar, pois vinham de quarenta anos de deserto. Correram riscos de mudar para melhor:



“Porque há de acontecer que, assim que as plantas dos pés dos sacerdotes que

levam a arca do SENHOR, o Senhor de toda a terra, pousem nas águas do Jordão,

serão elas cortadas, a saber, as que vêm de cima, e se amontoarão. Tendo

partido o povo das suas tendas, para passar o Jordão, levando os sacerdotes

a arca da Aliança diante do povo; e, quando os que levavam a arca chegaram

até ao Jordão, e os seus pés se molharam na borda das águas (porque o Jordão

transbordava sobre todas as suas ribanceiras, todos os dias da sega), pararam-se

as águas que vinham de cima; levantaram-se num montão, mui longe da cidade

de Adã, que fica ao lado de Sartã; e as que desciam ao mar da Arabá, que é o

mar Salgado, foram de todo cortadas; então, passou o povo defronte de Jericó.

(Js.3.13-16)



Mudança traz riscos, mas também traz compensações, frutos, e avanço missionário. E nunca é tarde para mudar, não importa a idade que você tenha, nem o tempo de ministério, pense que o melhor de Deus vai acontecer amanhã. Por maiores que sejam as bênçãos que você já experimentou, sim, algo novo de Deus está por vir.





2- Por que precisamos de mudança?

Na maioria dos ministérios em colapso, encontramos líderes pastorais arrependidos de não terem feito algumas mudanças em sua vida e ministério na ocasião em que tiveram oportunidade.

As justificativas são: “Não tive coragem. Não quis desagradar ninguém da minha igreja. Temia não dar certo, diminuir a arrecadação, etc...”

Enfim, precisamos mudar porque a sociedade está mudando, se queremos comunicar a este povo, temos de mudar nossa maneira de apresentar a mensagem, de organizar os ministérios da igreja, precisamos abrir espaços para gente jovem e criativa em nossa assessoria.

Mas, como vimos, precisamos mudar porque Jesus mudou, Wesley mudou, sim, nossas referências históricas e espirituais pedem isso.



Sejamos sinceros: Estamos satisfeitos com o que já conquistamos? Deixem-me compartilhar uma experiência pessoal. Enquanto pastor, vivi crescimento em todas as igrejas que pastoreei. Mas hoje sei que podia ter crescido muito mais, e fico envergonhado de não ter tido à experiência espiritual e missionária que tenho hoje. Por que esperar 10 ou 20 anos para nos darmos conta que podíamos ter frutificado muito mais. Comece mudanças hoje que você sabe que precisam ser feitas. Arrisque, mas não se acomode. Deus tem sempre algo melhor para você. Agradeça pelo que já conquistou, e diga: “Senhor tu és grande e poderoso, eu quero, eu quero, muito, mas muito, te servir melhor, a ti, e a tua Igreja, e ver coisas grandes acontecendo. Amém! Amém!





3- Mudanças que podem e precisam acontecer

Tenho usado a seguinte frase que aprendi na minha terra: “Quem muito abraça pouco aperta.” Ou: “Quem tem muitas prioridades não tem nenhuma.” Ou: “Não tem vento favorável para quem não sabe a que porto quer chegar.”

Por isso, saia de sua interminável corrida de querer agradar todo mundo, atender todo mundo. Você não vai conseguir, e quando se der conta, viveu 10 anos de ministério, e não conseguiu realizar muita coisa, além de estar exaurido, cansado, quando não desmotivado, pensando em desistir.

Para ajudar, recordo que você é membro e pastor de uma Igreja que tem uma visão que segue a de Jesus: “... Eu porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa...” (Jo 4.35b).

Atendendo a esta palavra de Jesus é que erguendo os olhos e vendo o campo, nós estamos orando e trabalhando para: “O Evangelho para cada pessoa no Estado do Rio de Janeiro, um grupo de discipulado para cada rua, e uma igreja para cada bairro, ou cidade. Com vista a alcançar 1.000.000 de discípulos/as”. Ninguém pode contestar a visão sem negar o Evangelho. Ela está baseada no que Jesus quer fazer. Tome a sua decisão, eu quero mudar para melhor, quero frutificar mais, Jesus merece. E então mobilize sua igreja, ainda que somente meia dúzia responda, comece e defina a visão aplicada a sua realidade, e sobre nenhuma razão desista, você é servo/a de Deus, e esta obra é de Deus, e é Ele que quer fazer novas todas as coisas... no seu ministério e na igreja também.





4- Para isto torne prioridade em sua vida:

a) Faça discípulos. A partir de sua liderança, invista neles, motive, ministre, ore com eles, faça deles verdadeiros homens e mulheres de Deus. Você tem dificuldade para fazer discípulos, busque ajuda, não seja arrogante, mas humilde, há na 1ª RE, igrejas com pastores/as que estão se multiplicando através do discipulado, procure e insista: eu quero aprender”. Duvido que você não encontre apoio.



b) Não fique só! Nosso ministério pastoral é por natureza solitário. Ouvimos e vivemos situações que não podemos compartilhar nem com nossa esposa/o, várias situações de desafios enfrentamos sozinhos. Nossa visão recente de desenvolvermos um pastoreio de pastores é porque nós precisamos ser pastoreados. Precisamos de alguém amigo, que nos diga: “não vá por aí, porque você vai se dar mal...” Alguém que nos encoraje, com o/a qual podemos dividir as cargas. Que nos estimule a mudar coisas na nossa vida e ministério, colega para o/a qual nós também seremos apoio e estímulo. Se você ainda não formou seu grupo de companheiro/a de jugo, procure urgente colegas para isso. Se precisar de orientação, entre em contato com alguns dos colegas que estão coordenando o pastoreio de pastores; são eles: Rev. Ewander Ferreira de Macedo, Rev. Lúcio de Sant'Anna Ferreira, Revda. Fátima da Cruz Valente, Rev. Maximiliano Miler, Rev. Marcos Gomes Torres, Rev. Régison Marcos Coutinho Santos , Revda. Carla Simone Alves, Rev. César dos Santos Silva.



c) Distribua mais tarefas à sua liderança, dê oportunidade de eles errarem, acertarem e crescerem. Deixe a centralização, deixe seu povo fazer e frutificar.



d) Dinamize sua vida devocional. Primeiro não abra mão de ter um tempo com Deus diariamente. Espalhe pela casa lembretes escritos. Já falou com Deus hoje? Que tipo de teólogo, pastor e homem/mulher de Deus podemos ser sem falar com Deus e meditar na sua Palavra? Honestamente, devemos admitir: Medíocres! Sim, é a dura realidade.

e) Dê tempo a sua família. Eleja dia, horário, para estar com sua família. Se perder a sua família, você perde seu ministério; não tem saída.



Voltarei ao tema no próximo mês.


Ler Mais

Eseque, Sitna, Reobote. Para quem não Desiste o fim sera de grande exito.


                                                                                                       Isaque e sua caminhada.( Pontos e reflexões.) 

Introdução: Chega o dia que todos nós precisamos crescer e avançar, porem para isso é necessário, muito mais do que uma simples vontade, é necessário visão, unção, graça. Isaque é desafiado a avançar em seus limites, toda situação de Crise, também é uma situação de oportunidade de crescimento e avanço.
Percebemos isso com o desenvolvimento ministerial de isaque que Deus nos abençoe.

1.    Isaque, Visão e obediência.   Caminhos que levam a conquista. 

·        Teve a visão a sensibilidade. 
·        Foi obediente, não foi soberbo, mas soube obedecer.  A obediência traz vitória.

2.    Para quem Deseja avançar, o caminho da corvadia e da mentira devem ser evitados.

·        Teve medo.  E usou a estratégia do seu Pai.   Qual influencia você gera na vida do Seu filho.
·        Mentiu.  Atitude do Covarde.
·        Porem se arrepende e muda de direção.


3.    Quando não há nada oculto, a benção se manifesta.  

·        Sua colheita foi sobrenatural.  Naquele ano da confissão.
·        Avançou em meio à crise. Não foi parado por circunstância.
·        Foi invejado por Filisteus.
 4.    Isaque. Não se Limita a condições mais a benção de Deus.
 ·        Não é lugar onde você estar, mas quem estar com você lá.  Deus estava com ele.
  • A sua conquista tem nome e é dada por herança. Ele insiste na herança.  Persevera. No que é dele.
  • O que te pertence, pertence a ele e a mais ninguém.
 5.    Aprendendo a lidar com as oposições.  Alcançando o lugar da Frutificação.
 ·        Isaque não se desanima por causa das pressões exteriores: Ele avança no seu propósito.
·        Só tem um jeito de calar  o inimigo é não parar de fazer o que você esta fazendo.
·        * Eseque:  Águas que geram  contenda.   É boa, é viva, mas gera contenda. Gera morte.
·        Sitna: Inimizade, briga, inveja.  Mas maior é Deus em Nossas vidas.
·        Reobote.  Crescemos na terra. Avamos, alargamos,  frutificamos.
Os inimigos, não vão poder-te seguir para  qualquer lugar, tem lugar que só os filhos de Deus alcançam .
 6.    Isaque e Seu contexto.
 ·        Aqui aprendemos lidar com algumas dificuldades na vida, pois certamente encontraremos situações parecidas.
·        Aprendendo a Lidar com os entalhadores de Poços.   Avance.
·        Aprendendo ser um desentulhador de poço.  Todo mundo precisa deles.
  • Aprendendo ser Cavador de poços. Ampliando seus horizontes. 
Ler Mais

Uma Igreja de Discípulos e discípulas. TEXTO. Mateus 26.41 / Cl. 4.2-6


Uma Igreja de Discípulos e discípulas.  TEXTO. Mateus 26.41 / Cl. 4.2-6

Introdução. Existem marcas que caracterizam um discípulo, seu foco é alcançar e manter firmes estas marcas, pois em suas vidas elas são princípios fundamentais, para o seu próprio desenvolvimento.
Paulo destaca no texto algumas destas marcas, ele direciona a comunidade a ser:
Perseverante. Ter vida oração. Cheia de ação de graça. E sempre vigiando.
Mais a frente ele destaca a questão da: sabedoria, Ser diligentes aproveitando o tempo.  Ter  uma Palavra moderada e temperada, ou seja na medida certa.
Estes são desafios que precisamos conseguir para as nossas vidas.
          
1.     A igreja Cristã é formada de discípulos que Perseveram e oram e que buscam o favor de Deus.
  • Perseverança.  Não para, nem desistir, acreditar no impossível. Ver alem das dificuldades.
  • Investir tempo de oração.  Clamor.    * Suplicas. * Intercessão.
  • Não ser uma igreja de religiosos. Mas de um forte ministério de Intercessão.
  • Atrai a Mão de Deus através da forte e perseverante oração.
  • 2. Seja fervoroso na oração. “Somos uma igreja que ora”.“Sêde fervorosos de Espírito Servindo ao Senhor”. Romanos 12.11 “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós e farei mudar a vossa sorte”. Jeremias 29.13-14. “Invoca-me e te responderei. Anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que não sabes”. Jeremias 33.3.

2.     Vigiando em todo o tempo.  Discípulos atentos. Preparados e apostos contra as ciladas
  • Bem-aventurados aqueles servos, os quais o Senhor, quando vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa, e, chegando-se, os servirá. Lc.12.37
  • Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. Pd.5.8
  • Exercer uma atitude permanente de cuidado.   A partir do momento em que aceitamos a realidade da nossa fraqueza passamos a agir com mais prudência. É notório que quem está aprendendo a dirigir geralmente é mais cuidadoso do que aquele que já tem larga experiência no volante.


3.     Com ações de graça.   Uma igreja cheia de gratidão.  Igreja Contagiante.... 
  • Cheios de alegria.  Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada reparado para si, porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força.Nm.8.10.
  • Espírito fortalecido e confiante na provisão e ação de Deus.
  • Vivendo a também a graça  E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigénito do Pai, cheio de graça e de verdade.João testificou dele, e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem depois de mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu.E todos nós recebemos, também, da sua plenitude, e graça por graça. Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Jo.1.14-17.
  • Agradecidos a Deus por todas as coisas.  Em tudo daí graça.

4. Uma igreja de discípulos cheios de Sabedoria.  Capacitada. 

 E repousará sobre ele o espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de inteligência, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor. Is.11.2
  • Uma igreja que anda em sabedoria.
  • Que vive em obediência e em temor. Pv.9.10
  • Que prefere a sabedoria de Deus ao invés à do mundo. Co.3.9.Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.


4.     Uma igreja que sabe remir o tempo e aproveitando as oportunidades.
  • Ef.5.16Remindo o tempo, porquanto os dias são maus.
  • Não sendo omissos, mas aproveitando toda situação.
  • Possuindo uma palavra de vida e esperança
  • Possuindo uma palavra para transformação.
  • Possuindo uma palavra na medida da necessidade.  

Ler Mais
 
Bruno Fernandes | by TNB ©2010