JONAS E CADA UM DE NÓS.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

alt

JONAS E CADA UM DE NÓS (II) -- Oswaldo Jacob)

Jonas 1.1-17
 Introdução:  
a) Temos a mesma tendência de Jonas, profeta de Deus. Quantas vezes desobedientes! 
b) O capitulo 1 mostra o chamado, a fuga do profeta culminando com  o tratamento de Deus. Deus tem prazer quando somos, à semelhança de Seu Filho, obedientes. 
c) Mas Jonas começou a cair quando decidiu mudar de rumo, de direção.
d) Há três lições básicas que precisamos aprender com o texto.
1. O PROFETA RECEBE A MISSÃO, INCUMBÊNCIA DA PARTE DE DEUS DE IR E ANUNCIAR A SUA PALAVRA AOS NINIVITAS, vv.1,2.
1.1. Ordem não é para ser discutida, mas cumprida, obedecida. Nós não somos voluntários. Vocês já viram escravos voluntários?
1.2. Jonas ouviu a Palavra do Senhor. O que significa ouvir? Qual é a diferença para escutar? O desafio é ouvir – atenção, reflexão e ação.  
1.3. A ordem foi muito clara (v.2). Deus ouve, vê e age. O nosso Deus não é letárgico, acomodado, preguiçoso, insensível. Ele trabalha para aqueles que nEle esperam. 
2. O PROFETA DESOBEDECE E FOGE DA PRESENÇA DO SENHOR E VAI PARA UMA CIDADE NA ESPANHA, v.3.
2.1. O homem é especialista em fuga: de si, do próximo e de Deus. Ele sempre arruma justificativas para fugir. 
2.2. A passagem para outro lugar é mais cômoda. É a passagem para longe da vontade de Deus. A passagem para fazer a sua vontade. É a passagem de uma embarcação confortável, do seu próprio ego centralizado. . 
2.3. Paulo nos diz que Demas o abandonou amando o presente século (2 Tm 4.10). Muitos membros de igreja estão amando mais o mundo. Em vez da Igreja invadir o mundo com a mensagem do evangelho, é o mundo que está invadindo a igreja com todo seu sistema escravizador.  
 
3. O PROFETA É DISCIPLINADO (TRATADO, CORRIGIDO) PELO SENHOR, vv.4-17. 
3.1. O Senhor sempre tem os Seus caminhos, as Suas estratégias para fazer valer a Sua vontade; Ele envia uma fortíssima tempestade. Deus corrige aos que Ele ama (Hb 12.5-8). Ele nos corrige para nos colocar no rumo certo. 
3.2. Precisamos traçar aqui os caminhos de Jonas e de Paulo e as duas tempestades. Enquanto Paulo estava no navio por causa do evangelho, Jonas estava no navio por causa da sua fuga, dos seus caprichos. 
3.3. Podemos ver no verso 5 o contraste entre Jonas e os marinheiros no barco. É mais fácil estar no porão da insensibilidade, da inércia, do sono profundo. 
3.4. O profeta leva uma repreensão do capitão do navio (v.6). Há um componente religioso aqui. 
3.5. No verso 7, Deus manifesta claramente a Sua vontade quanto à fuga do profeta por meio de uma espécie de sorteio. Deus é sempre Soberano. 
3.6. Jonas é confrontado (v.8). Nos versos 9 a 14 há uma luta muito grande. Eles queriam evitar jogar Jonas no mar. O próprio Jonas, porém, confessou e pediu que o jogassem no mar (vv.12,15). O profeta teve uma consciência muito forte da justiça e do juízo de Deus.  
3.7. Houve um grande temor entre os homens (v.16). Onde Deus se manifesta sempre há reações de temor e quebrantamento. 
3.8. Jonas foi engolido por um grande peixe e lá ficou três dias e três noite no seu ventre (v.17). Aqui temos o sinal do profeta Jonas citado por Jesus em Mateus 12.38-41. Jesus faz uma aplicação fantástica aqui. É o arrependimento, a fé e a obediência em relação a Cristo, a Sua obra perfeita na cruz e na ressurreição. 
Conclusão: 
1. Nós temos da parte de Deus uma missão sublime: Anunciar Cristo e este crucificado e ressurreto.
2. O Pai nos desafia a ser obedientes. Não a nossa vontade, mas a dEle.  
3. Temos a tendência de fuga para fazermos a nossa vontade em detrimento da vontade de Deus.
4. Por nos amar tanto, Deus trata de nós, nos corrige, nos coloca no rumo da Sua vontade, para que O sirvamos e O glorifiquemos em Jesus Cristo, Seu Filho.


1 comentários:

cantinho da doce sonhadora cátia disse...

OLÁ ,ADOREI O SEU BLOG POR ISSO ME TORNEI SUA SEGUIDORA KKK .

 
Bruno Fernandes | by TNB ©2010