Região serrana do Rio clama por voluntários

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011


Desde que tiveram início as enchentes na Região Serrana do Rio de janeiro, no dia 11, inúmeras pessoas inclusive das Igrejas Metodistas, começaram campanhas de mobilização para ajudar as vítimas. Mais de uma semana após as chuvas que mataram ao menos 764 pessoas na região serrana, o ritmo das buscas por sobreviventes começa a diminuir. Os trabalhos de resgate continuam, mas a ajuda que vem dos voluntários é a missão mais importante agora.
Na Igreja Metodista em Cuiabá, Região Serrana do Rio, voluntários trabalham todos os dias no centro de distribuição que foi montado no salão social da igreja.  Onde é feita a arrecadação, triagem e distribuição de mantimentos. Os voluntários preparam cestas básicas e kits com roupas para distribuir as vítimas. O número de itens doados já ultrapassou a capacidade de armazenamento da igreja em Cuiabá que possui 2 salas ocupadas com roupas e 2 salas com alimentos. Mas a coleta das doações que chegam diariamente continua. Um estoque foi montado na Igreja Central de Petrópolis para atender às vítimas posteriormente.
Vizinhos da Igreja em Cuiabá estão ajudando com doações de alimentos. Já foram arrecadados 300kg de carne que será utilizada na preparação do almoço servido a bombeiros, guardas municipais e todas as equipes que trabalham próximos a igreja. A prefeitura de Petrópolis disponibilizou uma merendeira para ajudar a preparar o almoço que é servido para aproximadamente 90 pessoas. No templo da igreja, cerca de 30 pessoas estão sendo abrigadas atualmente.
A situação que dura mais de uma semana na Região Serrana pode se estender por no mínimo 2 meses e por isso é importante que a população continue a se mobilizar a ajudar as vítimas. Segundo o Pr. Fabrício, da Igreja de Cuiabá, os itens de maior necessidade no momento são roupas íntimas e meias. Botas e luvas também são escassas, porém extremamente importantes. Moradores e voluntários trabalham na reconstrução das casas sem nenhuma proteção. E ainda há riscos de novos desmoronamentos.
Apesar da questão preocupante, a Igreja em Cuiabá também está desenvolvendo um trabalho muito importante com as vítimas, dando comida, abrigo e principalmente, carinho e amor. Para eles a maior dificuldade agora é seguir em frente em meio a lutas e dores. A Igreja tem desempenhado seu papel e cuidado também do lado emocional das vítimas. A ajuda de voluntários é extremamente importante nesse momento. Se você quer fazer parte desse trabalho, entre em contato com o Pr. Fabrício da Igreja de Cuiabá ou continue ajudando com suas doações. Várias igrejas do Rio montaram pontos de coleta.

Entre em contato com as igrejas afetadas

Petrópolis
Tel: (24) 2222-5508 / 9243-2121

Teresópolis
Tel: (21) 2742-6571

Nova Friburgo
Tel: (22) 2522-8358 / 9242-3912


0 comentários:

 
Bruno Fernandes | by TNB ©2010